Sede do TJAP passa a contar com sala do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos
O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) inaugurou, nesta terça-feira (14), a sala do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos (NUPEMEC), no segundo andar de sua sede (Rua General Rondon, 1295). Instituído pela Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na esteira da política nacional de resolução consensual de conflitos no âmbito do Poder Judiciário, o NUPEMEC vem contribuir para a administração dos meios consensuais na solução das lides judiciais, promovendo a autonomia das partes na resolução de conflitos. (VISUALIZAR FOTOS)
Segundo a coordenadora da Central de Conciliação da Comarca de Macapá, juíza Joenilda Lenzi, a nova sala do Núcleo é mais do que quatro paredes e o mobiliário e equipamentos ali presentes. “Quando inauguramos uma nova sala, estamos tratando de mais que apenas um espaço físico. Este é um lugar para termos voz, firmar atitudes e trabalhar realizações”, complementou.
A magistrada afirmou ainda que se inicia, com esta estrutura física, uma nova etapa. “Teremos ainda mais conquistas e daremos seguimento a uma bela história que o NUPEMEC tem construído desde que foi iniciado”, concluiu.
De acordo com a presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pini, a sala chegou atrasada muitos anos em relação à necessidade. “Mas é assim que trabalhamos: produzimos antes a obra, depois emolduramos”, disse. “Como o bom fazendeiro, plantamos o pasto, criamos o gado e, somente por último, fazemos a sede da fazenda. É o trabalho, a realização dos desafios, e o resultado produzido que demonstram o mérito de receber a estrutura”, complementou.
“E precisamos sempre nos lembrar dos pioneiros, como a desembargadora Stela Ramos, que foi quem iniciou este trabalho, coordenando inicialmente o NUPEMEC”, ressaltou a presidente do TJAP. “Agora é hora de arregaçar ainda mais as mangas e fazer muito bom uso dessa nova e necessária estrutura, promovendo boas soluções por meio do diálogo supervisionado por estes profissionais”, concluiu a desembargadora Sueli Pini.
Para a servidora Sonia Ribeiro, membro e instrutora do NUPEMEC, a inauguração desta sala tem um simbolismo muito importante. “Para trabalhar essa política de resolução consensual de conflitos, precisamos promover o diálogo entre as partes, muitas vezes envolvendo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e nos faltava um espaço próprio para fazer este trabalho, inclusive documental, além de um ponto de referência mais claro para a população”, explicou.
O Núcleo vai contar com dois servidores e dois estagiários fixos, mas os instrutores continuarão em seus respectivos setores, acumulando a função de instrutor e sendo chamados quando necessário, em uma reunião ou em uma atribuição. O Regimento Interno do NUPEMEC será votado em sessão do Pleno do TJAP.
Estiveram presentes à cerimônia: as desembargadoras Sueli Pini e Stella Ramos; o desembargador Carlos Tork; o juiz Marcos Quintas; os membros e instrutores do NUPEMEC, Sônia Ribeiro, Mário Mendonça e Conceição Meireles; servidores da Justiça do Amapá e colaboradores do TJAP.
-Macapá, 14 de fevereiro de 2017-
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Terça, 14 Fevereiro 2017 08:41