Justiça do Amapá instala o Fórum da Central de Tratamento de Conflitos do Setor Norte de Macapá
O Tribunal de Justiça do Amapá instalou na ampla ala direita do novo prédio da Casa da Cidadania do TRE da Zona Norte – bem ao lado do Cartório Eleitoral da 10ª Zona – a Central de Tratamento de Conflitos - Setor Norte da Capital. A estrutura é resultado de uma parceria entre o TJAP e TRE-AP – e a bancada de deputados federais do Amapá, que possibilitou, por meio de emendas parlamentares ao orçamento da União, os recursos de aproximadamente R$ 7 milhões empregados na obra completa. (VISUALIZAR FOTOS)
De acordo com a Coordenadora da Central de Conciliação do Fórum de Macapá, juíza Joenilda Lenzi, tratar conflitos é tratar pessoas e ao estimular as práticas autocompositivas o que se alcança é o resgate do poder e habilidade de negociar diretamente. “Não adianta vivermos em meio a uma natureza tão perfeita se não conseguimos dialogar e negociar soluções com nossos pares, até nossas próprias famílias”, assegurou.
O juiz titular da 10ª Zona Eleitoral, Augusto Leite, defende que a Justiça é uma só e se há um conflito ela deve trabalhar para solucionar, e que isso muitas vezes significa justamente retomar o diálogo. “Ninguém procura a Justiça graciosamente. As pessoas nos procuram quando uma angústia e o sentimento de injustiça se apresentam, quando duas ou mais partes não conseguem encontrar um resultado que os atenda”, complementou.
“Com uma excelente estrutura e a equipe especializada, o Poder Judiciário Estadual ofertará ali um serviço que buscará o resultado mais justo, atendendo todo aquele que o procurar da melhor maneira possível. Todos são bem vindos e estamos de portas abertas”, concluiu o magistrado.
Para o presidente do TRE-AP, desembargador Carlos Tork, a instalação da central de Tratamento de Conflitos é um momento de agradecimento. “Muitos trabalharam para alcançar esta conquista, que não seria possível sem uma boa parceria institucional. Esta estrutura é resultado de dinheiro de emendas parlamentares ao orçamento da União, e por isso agradeço ao ex-coordenador da bancada federal, deputado Evandro Milhomem, e ao coordenador de bancada nesta legislatura, senador Davi Alcolumbre”, registrou.
“Esta obra tem a marca de três gestões do TRE-AP, tendo sido concebida na época do desembargador Luiz Carlos na presidência, tendo início de execução na gestão do desembargador Raimundo Vales e com a segunda etapa planejada e executada em nossa gestão”, complementou o desembargador Carlos Tork.
A obra, erigida para abrigar serviços de dois poderes públicos (Justiça Eleitoral e Justiça Estadual), recebe o TJAP na Central de Tratamento de Conflitos, mas pode receber muitos outros. “Todos temos a compreensão que o dinheiro público, seja municipal, estadual ou federal, deve ser utilizado em prol do cidadão, e nada melhor que uma estrutura a serviço de todos, por muitos órgãos e instituições”, defendeu o presidente do TRE-AP.
Segundo a presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pini, o novo espaço é mais uma ferramenta para a Justiça do Amapá, que já entrou no ritmo da virtualização processual e da desjudicialização de conflitos. “Nem nossa Central de Conciliação do Fórum de Macapá tem estrutura tão bela e ampla. E a Central de Tratamento de Conflitos da Zona Norte vai atender uma população estimada em mais de 180 mil pessoas, que já têm no Juizado Especial Cível – instalado na sede da Justiça Federal – nossa unidade com maior volume de demandas”, concluiu.
“Vamos aprender juntos – e temos muito a aprender – a seguir essa tendência da resolução autocompositiva. Não é o primeiro esforço conjunto, nem será o último, mas agradeço profundamente à Justiça Eleitoral do Amapá por essa compreensão de que estamos no mesmo barco, pois somos todos uma Justiça Nacional”, finalizou a presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pini.
- Macapá, 06 de fevereiro de 2017 –
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
- Detalhes
- Criado: Segunda, 06 Fevereiro 2017 00:00