TJAP lança calendário de atividades do programa Justiça Itinerante para 2017
O Plenário do Tribunal do Júri do Fórum de Macapá foi palco, nesta sexta-feira (20), da cerimônia de Lançamento do Calendário Oficial do Programa Justiça Itinerante para o ano de 2017. A divulgação prévia do cronograma tem como objetivo permitir às diversas comunidades atendidas um melhor proveito dos serviços ofertados, além de possibilitar um planejamento antecipado dos parceiros atuais e a adesão de novas entidades e órgãos. (VISUALIZAR FOTOS)
De acordo com a Presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), Desembargadora Stella Ramos, o lançamento deste calendário de ações da Justiça Itinerante demonstra que se trata de um programa e não um projeto. “Prática constante há 20 anos, a Justiça Itinerante já se estabeleceu como uma iniciativa tradicional, uma atividade fixa nas rotinas da Justiça do Amapá e um esforço eficiente no sentido de levar a prática jurisdicional ao cidadão, onde quer que ele resida”, explicou a magistrada.
A Desembargadora Stella Ramos acrescentou ainda que “este lançamento visa não apenas prestigiar os parceiros atuais do programa, mas também deixar um convite em aberto a todos os órgãos e entidades que tiverem interesse em compor este verdadeiro mutirão de serviços”.
Segundo o Coordenador do Programa Justiça Itinerante, Juiz Luciano Assis, a programação de 2017 já se inicia no domingo, dia 22, quando toda a equipe parte para o Arquipélago do Bailique. “Serão seis dias somente na Jornada Fluvial do Bailique, mas na semana seguinte já teremos a Jornada Terrestre, com um dia de atendimento (03/02) em Santa Luzia do Pacuí e outros três dias (08 a 10/02) no Conjunto Macapaba”, complementou.
Reforçando o convite a novos parceiros, o magistrado também aproveitou para citar a mais recente adesão. “Ontem mesmo fechamos parceria com o Conselho Regional de Odontologia do Estado do Amapá e, como resultado, levaremos um programa de saúde bucal que distribuirá kits de higiene aos atendidos a partir de março”, frisou o Coordenador da Justiça Itinerante.
O Juiz Luciano Assis também registrou um exemplo marcante da atuação da Justiça Itinerante em 2016. “Conseguimos julgar, em menos de 60 dias, um criminoso que estava preso, o que significa menos de 1/3 (um terço) do tempo padrão, mas com o mesmo rigor e eficiência”, acrescentou.
A cerimônia contou com a exibição de vídeo institucional do programa Justiça Itinerante, disponível no Canal do TJAP no YouTube (clique aqui).
Participaram da cerimônia os Juízes Décio Rufino, João Matos, Roberval Pacheco e Mayra Brandão, que colaboram com a Justiça Itinerante, além de servidores da Justiça do Amapá e acadêmicos de Direito.
Também estiveram presentes o Comandante da Capitania dos Portos no Estado do Amapá, Capitão de Fragata Aderson Caldas; os Defensores Públicos Eduardo Tavares e Gilson Borges; Presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (CAESA), Valdeney Amanajás; o Comandante do Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Estado do Amapá, Capitão Edmilson; o Comandante do Destacamento Militar do Bailique, Tenente Bryan; as servidoras Eralda Costa e Conceição Chaves, da Secretaria de Saúde do Município de Macapá; a Presidente da Associação de Moradores do Congós, Marciane Santana; a Presidente do Sindicato de Técnicos em Saúde Bucal do Estado do Amapá, Elza Lopes.
- Macapá, 20 de janeiro de 2017 -
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Sexta, 20 Janeiro 2017 08:47