Guichês da Justiça nas unidades do Super Fácil de Macapá realizam quase 59 mil atendimentos em 2016

BOXESUPERFACIL 6Neste ano de 2017, a Justiça do Amapá completará 15 anos de descentralização da atermação judicial, promovida nos guichês disponibilizados nas unidades do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC/Super Fácil), verdadeiros shoppings de serviços públicos. Somente ao longo de 2016, os boxes do TJAP, disponíveis de norte a sul de Macapá – localizados nas unidades Super Fácil dos bairros Beirol, Centro, Novo Buritizal (Zona Sul) e Renascer (Zona Norte) – ofereceram quase 59 mil atendimentos aos usuários dos serviços da Justiça.

BOXESUPERFACIL 24Além da atermação das reclamações cíveis, os atendentes realizam consultas de andamento de processos, prestam informações, orientações e encaminhamentos, o que ajuda a desafogar o balcão de atendimento nas sedes dos Juizados Especiais. A equipe de atendimento nos guichês é composta em sua maioria por servidores da Rede Super Fácil, e, ainda, por colaboradores.

De acordo com coordenadora do SIAC/Super Fácil do Renascer (Zona Norte), Ana Gurgel, o público sempre expressou grande satisfação com o atendimento oferecido no guichê do TJAP. “Esperamos que nossa parceria siga ativa, pois, com o TJAP presente disponibilizamos um acesso rápido e gratuito à Justiça – e nunca recebemos uma reclamação sequer”, complementa.

BOXESUPERFACIL 4Antônio Pinheiro da Silva Filho, gerente de monitoramento da mesma unidade SIAC/Super Fácil, confirmou a informação ao afirmar que “a equipe do TJAP realiza um trabalho de excelência mesmo quando não é de sua atribuição, pois faz triagem e encaminhamento a outros órgãos, quando é o caso”.

 

Segundo Sidney Torres Freire, atendente no guichê do SIAC/Super Fácil Novo Buritizal (Zona Sul), “a demanda tem sido sempre crescente, mas conseguimos manter um alto nível e qualidade no atendimento às demandas”.

 

BOXESUPERFACIL 34A servidora Euzinete Bentes, que supervisiona a equipe de atendimento do TJAP no SIAC/Super Fácil do Beirol, explicou que em sua unidade “atualmente, o maior volume de demandas é contra a Companhia Elétrica do Amapá (CEA) e bancos em geral ¬– devido a problemas em faturas e empréstimos consignados com juros altos, respectivamente”.

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O coordenador da equipe SIAC/Super Fácil do Centro, Márcio Jaime dos Passos Pereira, estimou que em 2016 foi atendida uma média de 70 pessoas por dia, 20 destas encaminhadas a outros órgãos para solucionar questões específicas. “Ainda assim temos um atendimento intenso aqui no SIAC do Centro e o próprio encaminhamento e orientação por vezes nos demanda tempo e energia”, acrescenta.

 

“Mesmo não sendo mais necessário judicializar as retificações e os pleitos de registro tardio de nascimento, atividade prioritária dos cartórios de registro, ainda temos um grande fluxo de cidadãos que procuram a Justiça pelo serviço, principalmente por não poderem arcar com o custo que os Cartórios cobram”, relatou Márcio Jaime.

 

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Usuários com diversos tipos de demandas confirmam a qualidade e amplitude do atendimento oferecido pelo TJAP nos boxes da rede SIAC/Super Fácil. Uma delas é a vigilante Mara Rúbia Lima, que foi à unidade do Renascer (Zona Norte) para buscar a renovação de sua habilitação. Encaminhada pelo próprio Departamento de Trânsito do Amapá (Detran/AP) ao guichê do TJAP, ela relata que após vender seu carro “o novo dono não transferiu para seu nome e quando se deu conta e tentou assumir para si a perda de pontos decorrente, havia perdido o prazo”, explicou.

 

“Cheguei a perder uma promoção devido ao fato de o próprio Detran alegar não poder agir fora do prazo, mas a equipe do TJAP me atendeu muito bem e me deu todas as orientações para que eu resolva esta pendência”, garantiu Mara Rúbia.

 

BOXESUPERFACIL 31Outro testemunho acerca do serviço prestado pelo TJAP nos guichês da rede SIAC/Super Fácil é da ex-lojista Ivonete Maciel, que foi à unidade do Centro para cobrar judicialmente uma pendência financeira com uma ex-cliente, pois “após fechar a minha boutique, muitos clientes pararam de pagar”.

 

“Já usei o serviço mais de 20 vezes, a maior parte com sucesso e todas com a ajuda essencial da equipe do TJAP”, relatou. “Aproveito para registrar meu agradecimento à Alana de Jesus, atendente aqui no box do TJAP no Super Fácil do Centro, que está me auxiliando e dando toda a atenção e orientações de que preciso”, concluiu Ivonete.

 

De acordo com a presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pini, “o serviço agiliza a iniciação das ações judiciais junto aos Juizados Especiais e facilita o acesso da população ao Poder Judiciário, poupando as pessoas de deslocamentos e despesas com transporte”.

 

BOXESUPERFACIL 35A desembargadora Sueli Pini observou ainda que o serviço ofertado pela rede SIAC/Super Fácil oferece, reunindo em um só espaço atendimentos de vários órgãos e instituições, não só evita que o cidadão gaste seu suado dinheiro com transporte e também o preciso tempo – por vezes perdendo um dia inteiro de trabalho, mas, também, promove uma cooperação extremamente harmônica entre as diferentes esferas do Poder Público.

 

“O resultado disto é a dinamização do serviço público e o incremento da cooperação institucional que repercute diretamente na qualidade de vida da população macapaense”, finalizou a magistrada.


- Macapá, 20 de janeiro de 2017 -
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