TJAP edita resolução disciplinando o funcionamento das Secretarias Únicas de Varas Cíveis, Criminais e de Família

SECRETARIASO Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) publicou, nesta terça (10), no Diário de Justiça Eletrônico (DJE), a Resolução nº 1118/2017, que trata da criação de três Secretarias Únicas: das Varas Cíveis, compreendendo as seis (6) Varas Cíveis e de e de Fazenda Pública; das Varas Criminais, compreendendo as cinco (5) Varas Criminais e de Auditoria Militar; a Vara do Tribunal do Júri e  o Juizado de Violência Doméstica; e das Varas de Família: compreendendo as quatro (4) Varas de Família, Órfãos e Sucessões, todas da Capital.

SECRETARIAS 3A Resolução também disciplina os diversos aspectos do funcionamento das Secretarias Únicas, como a supervisão pelo juiz mais antigo da área (podendo ser estabelecido rodízio bienal) e suas competências e do diretor de secretaria, além do quadro de pessoal mínimo que caberá a cada uma. Outro destaque da resolução é a indicação do quadro mínimo para os gabinetes dos juízes.

A nova estruturação é motivada pelas mudanças tecnológicas oriundas da virtualização do Judiciário, que demonstraram a necessidade de readequação, através da unificação das secretarias cartorárias, principalmente estas onde estão concentradas as maiores demandas da capital: cível, criminal e de família.

SECRETARIAS 1Junto a essas novas dinâmicas de funcionamento das secretarias judiciais, vieram também as mudanças na localização das Varas no Fórum da Capital, necessárias a concentrar num mesmo prédio as unidades cíveis e em outro os ofícios criminais, de forma a atender recomendação da Comissão de Segurança do TJAP no sentido de propiciar a todos que atuam na área penal o aparato de segurança voltado a evitar eventuais ocorrências danosas.

“É de todo evidente que a primeira medida a garantir melhor eficiência nos serviços de segurança nas unidades da Justiça, é a de concentrar num mesmo local as Varas Criminais, o que inocorria aqui na Capital, onde unidades criminais estavam situadas em ambos os prédios”, explica a Presidente do TJAP.

A íntegra da Resolução Nº 1118/2017 pode ser acessada clicando aqui ou lida diretamente no Diário do Justiça Eletrônico.

 -Macapá, 10 de janeiro de 2017-

Assessoria de Comunicação TJAP

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD