Retrospectiva 2016- Atuação do Judiciário Amapaense
Transparência, virtualização, celeridade e eficiência, são marcas da Justiça do Amapá que se consolidaram em 2016 com o árduo e profícuo trabalho desenvolvido por magistrados, servidores e colaboradores.
Ao longo do ano, de norte a sul do Estado, a equipe do Judiciário realizou um trabalho exemplar cujos frutos podem ser vistos através dos resultados alcançados, que mostram números positivos no atendimento às demandas em tempo hábil, o que significa a eficácia da prestação jurisdicional entregue à população pela Justiça do Amapá.
Julgamentos, audiências, conciliações, posses de juízes e de servidores, realização de semanas estadual e nacional de conciliação, aprimoramento de programas sociais, inaugurações, jornadas fluviais e terrestres da justiça itinerante, cooperações institucionais, casamentos na comunidade, implantação de sistema virtual, dentre tantas outras atividades, marcaram o ano de 2016 no Judiciário do Amapá.
Foram iniciadas práticas importantes, dentre elas: Mediação Escolar; Pequenos Juízes na Corte, com a visita de alunos da rede pública e privada de ensino aos Fóruns da Justiça do Amapá; programa de audiências públicas nas comarcas para prestação de contas à sociedade local; inauguração de centrais de conciliação; capacitação e formação de centenas de mediadores de conflitos; criação de novas bases do Núcleo de Mediação Escolar; cursos de Capacitação Continuada em Técnicas de Conciliação, destinados ao permanente treinamento de servidores, estagiários, voluntários e acadêmicos de Direito.
O ano de 2016 também foi marcado por muita informação, interatividade e inovação com os programas de rádio do Judiciário Amapaense, tudo visando a plena transparência. Com a participação de magistrados, servidores e colaboradores os programas radiofônicos são apresentados no estúdio da “Judici Rádio Juiz Mário Kaskelis”, e transmitidos pelas Rádios Universitária FM e Rádio Difusora AM. São eles: “Programa Justiça por Elas”, "Justiça em Casa", “Conciliando as Diferenças” e Programa “Nas Ondas do Judiciário: Um Rio de Informações”
E para a primeira quinzena de 2017, a Justiça Amapaense lançará o programa “JUSTIÇA CONTANDO HISTÓRIAS: a hora da leitura nas ondas do seu rádio”, que será transmitido pela Rádio Difusora de Macapá aos sábados
E a interatividade chegou às redes sociais com o Portal de Notícias; Fanpage no Facebook; conta no Twitter, Canal de Notícias no YouTube, conta no Flickr, perfil no Instagram e conta no WhatsApp.
Em 2016 o Judiciário amapaense também contribuiu com as notícias que são veiculadas em um dos portais institucionais mais importantes do Brasil, onde são divulgadas as mais relevantes informações sobre o que ocorre no cenário jurídico brasileiro: o Portal do Conselho Nacional de Justiça.
Para se ter uma idéia da importância desse reconhecimento, em apenas um ano mais de 80 matérias relacionadas aos trabalhos realizados pelo judiciário amapaense foram publicadas no portal de notícias do CNJ.
Trabalho e planejamento marcaram a Justiça do Amapá em 2016, que em meio à crise econômica do Brasil, que atingiu o Amapá, adotou medidas austeras de contenção de despesas, salvaguardando o pagamento de salário integral de servidores e magistrados, evitando atrasos e parcelamentos.
O Judiciário do Amapá alcançou milhares de pessoas em todo Estado, dando-lhes acesso à justiça, reparando direitos, responsabilizando infratores, regularizando pendências jurídicas, pacificando indivíduos e instituições.
Em 2016 três pilares fundamentais de sustentação foram priorizados, fazendo da Justiça amapaense uma das melhores do Brasil: 1º: qualificação dos servidores e magistrados; 2º: investimento em tecnologia; e 3º: fazer mais e melhor, com menos.
Em imagens, uma amostra dos principais acontecimentos em 2016 na Justiça amapaense.
- Detalhes
- Criado: Quinta, 29 Dezembro 2016 23:50