Jornada Itinerante: um dos mais importantes e democráticos serviços prestados pelo Judiciário à população amapaense
-Macapá, 17 de agosto de 2012-
A prática de levar jurisdição às comunidades interioranas é antiga na Justiça do Estado do Amapá e remonta a 1992. Naquele ano, o juiz José Luciano de Assis, então titular da Comarca de Mazagão, utilizando-se de uma embarcação da Prefeitura daquele município, iniciou essa atividade, indo a várias localidades da região, prestando atendimento judicial às comunidades ribeirinhas como registro de nascimento, separação de sociedade de fato (separação de companheiros) e alimentos (família).
Oficialmente, a 1ª Jornada Itinerante Fluvial foi realizada no dia 22 de março de 1996, na 1ª gestão do Desembargador Mário Gurtyev. A 1ª Jornada foi realizada em uma corveta da Marinha do Brasil. "Sem dúvida, é um marco histórico ter estado como gestor do Poder Judiciário na 1ª Jornada e agora também na 100ª", disse o Presidente.
O "carro chefe" da Jornada é a embarcação denominada de TRIBUNA: A JUSTIÇA VEM A BORDO. O barco foi inaugurado no dia 08 de dezembro de 2002. É nessa embarcação que a Justiça segue singrando o gigantesco rio Amazonas e seus afluentes, atendendo as populações ribeirinhas do Amapá.
A Jornada Itinerante é um dos mais importantes e democráticos serviços prestados pelo Judiciário à população amapaense. Um trabalho que tem atraído a atenção da mídia nacional e internacional. Grandes veículos de comunicação do Brasil, da Europa e dos Estados Unidos já publicaram matéria sobre essa forma rápida, eficiente e acessível de distribuir Justiça.
Para a 100ª Jornada Itinerante, cerca de 40 pessoas foram mobilizadas. A ação que reúne cidadania e solidariedade, acontecerá no período de 18 a 25 de agosto. O Barco Tribuna sairá da Rampa do Santa Inês, na tarde deste sábado.
Texto: Bernadeth Farias
Assessora de Comunicação Social
- Detalhes
- Criado: Sexta, 17 Agosto 2012 07:45