Armas apreendidas em operações das policiais civil e militar são destruídas por determinação da Justiça
A Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Amapá e a Diretoria do Fórum da Comarca de Macapá encaminharam 422 itens – entre armas de fogo, munições e simulacros – para o 34º Batalhão de Infantaria de Selva (34º BIS), localizado no bairro Alvorada, na Zona Oeste de Macapá.
Apreendidas em ações realizadas pelas polícias militar e civil do Estado do Amapá e encaminhadas para o Judiciário, as armas foram periciadas e posteriormente remetidas para destruição – uma vez que os processos que integravam, na condição de provas, já foram arquivados.
Este foi o terceiro lote de armas encaminhado pela Justiça do Amapá ao Exército em 2016, um total de 1556 itens apreendidos em 199 processos. Entre os objetos estão: armas de fogo (industrializadas e artesanais), simulacros (objetos simulando armas e utilizados para assalto ou ostentados como armas) e munições (balas, cartuchos, pólvora e chumbo), entre outros itens.
Segundo o Tenente Raimundo Almeida Monteiro, responsável pelas armas retidas no Arquivo Geral, toda movimentação de armas apreendidas é acompanhada por destacamentos da Polícia Militar do Amapá. “O trânsito destes itens é tratado com extrema segurança. Essa ação, de destruir as armas apreendidas, é importante para reduzir a circulação de artefatos que podem ser usados para atividades criminosas”, explica.
Diferentemente das armas de fogo e munições, armas brancas (contundentes, cortantes ou perfurantes) e outros materiais apreendidos (como CDs, DVDs, aparelhos celulares e relógios, entre outros) pela Justiça do Amapá são reciclados por entidades conveniadas. Neste caso, há supervisão direta da prensagem por parte da equipe do Arquivo Geral da Comarca de Macapá, que, em 2016, supervisionou a destruição de 351 itens apreendidos em 162 processos.
- Macapá, 11 de janeiro de 2017 -
Texto e colaboração: Comarca de Serra do Navio
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Terça, 10 Janeiro 2017 22:39