Programa Casamento na Comunidade une 197 casais em cerimônia realizada no Salão de Eventos do SEBRAE
A Justiça do Amapá celebrou 197 matrimônios, na tarde da última sexta-feira (09), por ocasião do programa Casamento na Comunidade. Esta foi a sua décima edição somente entre os anos de 2015 e 2016, com 816 casamentos neste período e mais de 11 mil ao longo dos vinte (20) anos em que a prática foi instituída. (VISUALIZAR FOTOS)
Marcada por música e poesia, esta edição do Casamento na Comunidade contou com declamação de trechos da Carta de São Paulo aos Coríntios, performance musical da cantora Kamila Benjó e do tecladista Julielson Martins, além de marcha nupcial brilhantemente executada pela Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Amapá, regida pelo Tenente Rosiraldo. Outro momento especial foi a fala sobre como prevenir a desestabilidade matrimonial, feita pela servidora Odijônia Seabra, do TJAP.
A presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pereira Pini, ressaltou que entendia que os casais beneficiados pelo programa estivessem gratos, mas a verdade é que todos do Tribunal, ali presentes, é que agradecem. “Ao nos propiciar participar deste momento tão único, relevante e repleto dos melhores sentimentos, vocês nos permitem abstrair um pouco da nossa rotina diária, que é lidar com disputas e infrações. Aqui estamos vivenciando gestos de amor, quando nossa rotina é administrar dores e divergências. Por isso, reafirmo que a honra é nossa”, esclareceu.
“Este gesto, que aqui oficializa sentimentos e intenções de responsabilidade de vocês, é uma mensagem, para suas famílias e para toda a sociedade, de compromisso e boas escolhas. Aproveito para cumprimentar, por meio do casal Dina Maria dos Santos Melo e Clodoaldo Sales da Silva, todos os noivos e noivas, tão bonitos e felizes de estarem aqui”, complementou a desembargadora Sueli Pini.
Na ocasião, empossada pela presidente do TJAP na função de Juíza de Paz, a magistrada Joenilda Lenzi, que também coordena o programa Casamento na Comunidade, celebrou a cerimônia que uniu os 197 noivos.
Citando o livro Gênesis, a juíza Joenilda Lenzi lembrou que na união o casal se torna a mesma carne e o mesmo sangue. “Mais à frente, o texto sagrado nos diz que Jesus elevou o casamento ao status de sacramento, e hoje, no casamento civil, entendemos que o casal se une para formar uma sociedade, com o objetivo em comum de constituir uma família”, explicou.
“No casamento, firma-se, diante de Deus e diante dos homens, o compromisso de seguir as regras da convivência e de prosperar na união, superando as dificuldades e renunciando aos próprios interesses para atender aos interesses da família”, complementou a magistrada Joenilda Lenzi.
Para Adiel Maciel, que uniu-se em matrimônio com Maroni Santana, casar é um ato único e especial. “Aqui estamos seguindo os passos dos nossos pais, assumindo o compromisso de constituir uma família e oficializar a união”, explicou. A noiva, Maroni, apesar de nervosa, afirmou que ficou “muito feliz de participar desta cerimônia tão linda, em que nem esperava que fosse tudo tão bonito e organizado”.
Eliane Bahia dos Reis casou-se com Rosivaldo Sena dos Santos e também fez questão de registrar seus sentimentos. “Foi muito emocionante. Já tentávamos há algum tempo conseguir esta vaga e quando chegou a oportunidade... Só posso dizer que a alegria é imensa e indescritível”, registrou. Tímido, Rosivaldo reiterou as palavras de Eliane e disse que com a oficialização seria um marido digno e sempre presente. “Tudo muda com o casamento, e muda para melhor”, garantiu.
Além da desembargadora Sueli Pini e da juíza Joenilda Lenzi, também compuseram a mesa de honra: o sub-Defensor Público Geral do Estado do Amapá, Eduardo Tavares, na ocasião representando o Governo do Estado do Amapá; o deputado estadual Pedro da Lua, na ocasião representando a Assembleia Legislativa do Estado do Amapá; o pastor Sérgio Bento, da Igreja Internacional da graça de Deus; e a tabeliã Thaynara da Silva Maciel, do Cartório Cruz Jucá;
- Macapá, 12 de dezembro de 2016-
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Segunda, 12 Dezembro 2016 06:10