Justiça do Amapá premia destaques da XI Semana Nacional de Conciliação

premiadosnacional 19A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), desembargadora Sueli Pereira Pini, entregou a premiação dos destaques da XI Semana Nacional de Conciliação (realizada entre 21 e 25 de novembro). Dividida nas categorias Vara, Juiz e Servidor, a premiação homenageou aqueles que obtiveram os melhores resultados no mutirão. (VISUALIZAR FOTOS)

premiadosnacional 11Na categoria Juiz (a) Conciliador (a) a classificação foi: 1º - Elayne da Silva Ramos Cantuária (titular da 2ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões da Comarca de Macapá), no ato representada pela servidora Layeny Carvalho; 2º- Diogo de Souza Sobral (juiz substituto da 5ª Vara do Juizado Especial Cível - Norte), no ato representado pelo servidor Ricardo Correa; 3º - Joenilda Lobato Lenzi (juíza titular da 3ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões da Comarca de Macapá), no ato representada pela servidora Conceição Meireles.

premiadosnacional 14Na categoria Servidor (a) Conciliador (a) a classificação foi: em 1º – Carlos José de Oliveira Santos (analista judiciário da 2ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões da Comarca de Macapá); 2º - Eusami da Paula Araújo (auxiliar judiciária do Juizado Especial da Comarca de Porto Grande); 3º José Pereira da Silva (técnico judiciário da Vara Única da Comarca de Porto Grande).

premiadosnacional 16Na categoria Vara Conciliadora a classificação foi: 1º - 2ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões da Comarca de Macapá, no ato representada pela servidora Layeny Carvalho; 2º - 4ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões da Comarca de Macapá, no ato representada pelo servidor Moisés Araújo Ferreira; 3º - 5ª Vara do Juizado Especial Cível – Norte, no ato representada pelo servidor Ricardo Correa.

Segundo a desembargadora Sueli Pini, a cerimônia de premiação, com entrega de certificados, representa muito para o Tribunal. “A dedicação pessoal de cada um de vocês e de suas equipes, com a fundamental liderança dos juízes de cada Vara, foi o que os trouxe aqui hoje e precisamos reconhecer o resultado que conquistaram”, explicou.

“Às vezes pode parecer mais fácil sentar em um computador e redigir uma sentença, mas vocês escolheram, como conciliadores, escutar diretamente cada lado, deixar que se expressassem livremente e se encontrasse o melhor caminho para a composição de um acordo. Não estamos inventando a roda aqui, mas esta modalidade de tratamento das disputas, por mais antiga que seja, tem retornado ao foco da Justiça do Brasil e, em especial, do Amapá nos últimos anos, com ápice em 2016. A beleza dela está justamente no ato de escutar mais diretamente as partes, sem necessariamente o filtro de seus advogados, pois são conhecedoras maiores dos elementos que as fizeram chegar àquele ponto”, complementou a desembargadora.

premiadosnacional 3Para a servidora Layeny Carvalho os resultados não seriam possíveis sem uma equipe engajada e harmônica. “Cada um desempenha uma função e oferece apoio aos colegas. A Vara de Família atende um grande número de pessoas com poucos recursos financeiros, que precisam de soluções menos dispendiosas e mais rápidas. Em geral são situações delicadas, onde todos os conciliadores precisam ter uma atenção especial com as partes em face à situação emocional, que lares e casamentos desfeitos causam”, explicou. “O nosso compromisso maior é no sentido de encontrar a melhor e mais rápida solução para as partes e demais envolvidos, como os filhos, por exemplo”, concluiu a servidora.

premiadosnacional 12De acordo com o servidor José Pereira da Silva, a conciliação deve sempre ser priorizada, por consistir numa solução mais rápida e menos complexa. “Fazemos um trabalho de esclarecimento das pessoas que nos procuram, para que entendam como se dá o processo e como ele pode ser melhor para todos se for negociado. Às vezes chegam aqui sem ter esse conhecimento, já esperando algo mais demorado, mas muitas vezes saem com uma negociação melhor do que esperavam”, explicou. “Este tipo de premiação, reconhecendo os destaques na conciliação, é um grande incentivo e nos estimula a sempre procurar resultados ainda melhores”, concluiu.

- Macapá, 12 de dezembro de 2016 -

Assessoria de Comunicação TJAP     

Fonte: Agência CNJ de Notícias     

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD