TJAP e MP realizam I Workshop sobre Práticas Restaurativas em Santana
De acordo com a juíza titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Santana, Larissa Noronha, a realização do workshop foi a melhor maneira de avaliar todo o trabalho realizado durante 2016, para que se possa planejar as atividades do próximo ano.
“Conseguimos em um ano, levar a sete escolas estaduais e municipais, capacitação à aproximadamente 600 pessoas, entre professores, alunos, pais, e voluntários, com o intuito de sensibilizá-los para que entrem e façam parte desse exército de cidadãos, que lutam na busca da paz. Estamos contentes com o resultado alcançado em 2016, e esperamos que o que foi plantado agora, dê bons frutos em 2017”, concluiu a magistrada.
A juíza ressalta que a escola pública tem progressivamente conquistado avanços, contudo, observa-se que a demanda escolar vem se tornando cada vez mais complexa, devido às questões relacionadas à economia das famílias, situações de violência e a ausência do acompanhamento da família nas atividades escolares.
Tais condições refletem diretamente no processo ensino/aprendizagem, trazendo sérias consequências para dentro do ambiente escolar, por meio de práticas discriminatórias, excludentes opressoras e violentas.
“Assim, o projeto Escola Restaurativa, surgiu para implementar a cultura da paz, do diálogo e de bem-estar nos estabelecimentos de ensino, promovendo a formação continuada da comunidade escolar, para adotar os recursos da mediação de conflitos e de práticas restaurativas, com vistas na reconstrução das relações sociais, além de incentivar na reflexão sobre a nova maneira de solucionar conflitos”, complementou a juíza.
O prefeito eleito de Santana, Ofirney Sadala, esteve presente ao evento e ressaltou que a iniciativa tanto do TJAP quanto do Ministério Público Estadual, de levar a paz para dentro das escolas, com a participação das famílias e comunidade, terá o total apoio da prefeitura a partir de 2017.
“Nosso futuro está dentro das escolas. São essas crianças e adolescentes que um dia vão dar rumo ao que nós adultos começamos. Um jovem sem norte e sem objetivos, não chega a lugar nenhum. A educação é uma das minhas prioridades como gestor, e esse projeto, sem dúvida, terá a minha inteira atenção”, disse.
-Macapá, 06 de dezembro de 2016-
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Terça, 06 Dezembro 2016 04:58