Judiciário concede Selo Amigo da Justiça à Marinha do Brasil

marinhaamigoA cerimônia de entrega do Selo Amigo da Justiça ocorreu na manhã desta sexta-feira (02), e representa o reconhecimento pela realização dos programas Rios de Cidadania, no ato representado pelo comandante da 4º Distrito Naval, almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva. (VISUALIZAR FOTOS)

 marinhaamigo 50Ao iniciar a solenidade, a presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pini, ressaltou a importância de registrar em atos solenes os momentos que servem como referenciais para a história de toda instituição e sociedade em que atua.

“A Marinha tem uma história de realizações importantes para todo o Brasil, mas com destaque especial aqui no Amapá. Quando aqui cheguei, no início dos anos 90, meus pares já relatavam muito do que esta importante força fazia pelo Estado”, comentou.

marinhaamigo 6A desembargadora lembrou ainda que há 20 anos iniciava a Justiça Itinerante já em parceria com a Marinha e foram experiências que renderam muitas histórias, muitas lembranças e aprendizados. “Agora, após essas duas décadas, a Marinha bate à nossa porta oferecendo um retorno a esta empreitada, com estrutura e mecanismos ainda mais modernos e eficientes, o que muito nos complementa. Fizemos duas incríveis jornadas da prática Rios de Cidadania, em cooperação também com o Ministério Público, Assembléia Legislativa e com os governos estadual e municipais, sendo sempre recompensados com o  resultado expressivo de atendimentos em cada comunidade ribeirinha assistida”, complementou.

A desembargadora Sueli Pini concluiu sua fala lembrando o livro ‘À Margem da História’. “O autor, Euclides da Cunha, diz nesta obra, só postumamente publicada, que a Amazônia não está pronta e que os humanos são meio que intrusos neste vasto e suntuoso salão inacabado da natureza. Habitar a Amazônia é fazer história. Ao facilitar a cooperação entre tantas instituições e auxiliar na prestação de serviços públicos e jurisdicionais, a Marinha do Brasil também faz história”, concluiu a presidente do TJAP.

marinhaamigo 42Para a procuradora de Justiça Maria do Socorro Milhomem, presente na solenidade para representar o Ministério Público do Estado do Amapá, tanto a iniciativa como a homenagem prestada merecem todo o reconhecimento. "É preciso admirar e reconhecer a missão que este grande programa cumpre ao levar a Justiça a quem sem ele não teria acesso. Vítimas da realidade geográfica, da pouca estrutura de transportes ou da falta de recursos financeiros para fazer as travessias até a comarca mais próxima ou à Capital", declarou.

marinhaamigo 33"Parabenizo a Marinha pela comenda, mas preciso agradecer ao Judiciário pela parceria, em especial à presidência do TJAP, que nos ajuda a levar a Justiça a quem mais precisa", concluiu a procuradora de Justiça Maria do Socorro Milhomem.

Para o almirante Alípio Rodrigues da Silva, é uma honra poder representar a Marinha e receber tal honraria. “No inicio de 2016 estive presente no Navio Auxiliar Pará, recebendo autoridades da Justiça e apresentando um planejamento detalhado, produzido com o apoio da Sociedade Amigos da Marinha no Amapá – Soamar/AP. Uma semana após, TJAP e MP nos procuraram para oficializar esta prática que leva inúmeros serviços públicos e promove o acesso à Justiça e atendimento médico a comunidades tão necessitadas”, relatou.

marinhaamigo 53“Hoje, estamos felizes e realizados por ter auxiliado no resgate da cidadania de tantas pessoas, que levou inclusive mais de 1200 atendimentos médicos e mais de 1000 atendimentos odontológicos, entre outros tantos, às comunidades ribeirinhas – isso sem falar das dezenas de audiências, dos casamentos e renovações de votos que tanto alegraram os assistidos”, enumerou o almirante Alípio. “Existem diversas situações em que a Marinha pode contribuir e auxiliar o poder público sem custos e ainda garantir sua própria presença nos mais distantes pontos do Amapá. As senhoras e senhores podem contar com a Marinha do Brasil”, complementou.

marinhaamigo 5Também estiveram presentes, compondo a mesa de honra: o desembargador Manoel Brito; o secretário de Segurança Pública do Estado do Amapá, Ericláudio Alencar, representando o Governo do Estado do Amapá; em nome da Prefeitura Municipal de Macapá, o secretário de governo Rafael Neri; representando o Procurador-Geral do Ministério Público do Estado do Amapá, a procuradora de Justiça Maria do Socorro Milhomem; em nome da presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Amapá, o vice-presidente Auriney Brito.

- Macapá, 02 de dezembro de 2016-

Texto e colaboração: Comarca de Serra do Navio

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD