Tribunais debatem propostas de Metas Nacionais para 2017 e apresentam Carta de Belém

 ENCONTRONACIONAL 1Presidentes dos Tribunais integrantes do Comitê Gestor da Justiça Estadual na Rede de Governança Colaborativa, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça, reuniram-se em Brasília, durante a 2ª Reunião Preparatória para o 10º Encontro Nacional do Poder Judiciário. Na oportunidade foram apresentadas as propostas de metas nacionais pelos segmentos de Justiça para o próximo ano, bem como o encaminhamento da Carta de Belém (clique aqui), elaborada durante o III Encontro da Rede de Governança.

 ENCONTRONACIONAL 4Justiça Estadual  - A Justiça Estadual propôs a manutenção de quatro das oito metas nacionais definidas para 2016 (metas 1, 2, 4 e 6), com algumas alterações, principalmente no que diz respeito ao período a que se referem. Sugeriu também a exclusão de três outras metas (metas 3, 7 e 8) e a substituição da meta 5 (julgamento de processos de execução) por outra de caráter estruturante, também voltada ao enfrentamento do estoque de processos de execução fiscal.

Segundo o representante da Justiça Estadual, desembargador Alexandre Miguel, do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, as exclusões foram sugeridas pelo fato de as ações previstas nas metas já estarem instituídas por meio de outras políticas do CNJ, ou por não estarem alinhadas aos macrodesafios definidos pelo Judiciário para o ano de 2017.

 ENCONTRONACIONALPelos mesmos motivos, foi sugerida a exclusão das duas metas específicas da Justiça Estadual, voltadas à redução da despesa por processo baixado e ao mapeamento de competências das funções da Justiça de primeiro e segundo graus. Por outro lado, o segmento deverá sugerir a criação de uma meta nacional voltada ao fortalecimento da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

 

As sugestões serão submetidas à aprovação dos presidentes dos tribunais durante o 10ª Encontro Nacional do Poder Judiciário, que irá ocorrer nos dias 05 e 06 de dezembro, e, se aprovadas, deverão conduzir as ações dos tribunais no próximo ano.

 

 - Macapá, 29 de novembro de 2016-

 

Fonte: Agência CNJ

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD