11ª Semana Nacional de Conciliação iniciou hoje em todas as Comarcas do Amapá
A cerimônia oficial de abertura da décima primeira Semana Nacional de Conciliação aconteceu na manhã desta segunda-feira (22), no hall da Central de Conciliação do Fórum de Macapá. Simultaneamente as Comarcas e Juizados de Macapá, Santana e interior do Estado também deram início à programação que acontece no período de 21 a 25 de novembro. Cerca de 500 pessoas estão envolvidas na ação em prol de uma única causa: conciliar. (VISUALIZAR FOTOS)
A coordenadora da Central de Conciliação da Comarca de Macapá, juíza Joenilda Lenzi, ressaltou que a conciliação está consolidada no Judiciário amapaense, e que espera que esta XI Semana Nacional de Conciliação supere os números de acordos alcançados na edição anterior.
“Nossa meta a cada edição da Semana Nacional de Conciliação é melhorar ainda mais. Já temos a política da conciliação como marco na Justiça do Amapá. Fazemos conciliações todos os dias e, ainda, todos os meses temos as semanas estaduais e isso fortalece e solidifica as nossas ações”.
Durante cinco dias, as Varas Cíveis e de Família; os Juizados Especiais Cíveis; Juizado da Micro e da Pequena Empresa; Secretarias do 2º Grau; e o Juizado de Fazenda Pública, estarão de portas abertas para receber centenas de pessoas que buscam resolver as suas demandas judiciais pelo consenso.
A presidente do TJAP e presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) desembargadora Sueli Pini, ressaltou que “temos no Brasil uma verdadeira indústria bilionária do processo contencioso, que tanto custo traz à nação e, pior, que tanto prejudica o ambiente de negócios no País, sem falar no desgaste das pessoas no curso de um processo. Muitas adoecem ante o estresse emocional que sofrem”.
“O que sempre almejamos é que através das soluções compositivas (conciliação, mediação, negociação, arbitragem) esse elevadíssimo custo de processo seja reduzido e que tenhamos mais eficiência e resultado. Estamos investindo na capacitação de servidores, magistrados e até em profissionais da rede escolar. É um trabalho de longo prazo até mudarmos os paradigmas, criar a efetiva cultura da conciliação e da mediação para a solução dos conflitos de interesses. Ainda precisamos de eventos como o da Semana Nacional da Conciliação, não só porque o País apresenta índices muito aquém do ideal em acordos judiciais, conforme constatamos no “Justiça em Números” catalogado pelo CNJ, como também porque precisamos melhorar o grau de adesão, tanto da sociedade, quanto dos próprios operadores do Direito”, finalizou.
-Macapá, 21 de novembro de 2016-
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Segunda, 21 Novembro 2016 11:48