Judiciário recebe Moção de Aplauso da Assembleia Legislativa pelos 20 anos do programa Jovem Aprendiz
A Justiça do Amapá recebeu, nesta quinta-feira (17), Moção de Aplauso ao programa de complementação educacional Jovem Aprendiz, que atende adolescentes de 14 a 18 anos, que estudam em escola pública. Proposta pelo deputado Pedro Dalua, a homenagem enaltece o TJAP pelo sucesso da prática, com 20 anos de execução. (VISUALIZAR FOTOS)
De acordo com o deputado Pedro Dalua, presidente da comissão de direitos humanos da ALAP e autor desta Moção de Aplauso, toda iniciativa positiva que é passível de ser implementada, deve ser imitada.
“A oportunidade que iremos propiciar quando trouxermos esse programa para a ALAP não é só de trabalho para estes jovens. É também uma possibilidade de mostrar o Parlamento e a política de uma outra forma, de dentro. Precisamos revisar nossa forma de fazer política e preparar os jovens para assumir nosso lugar no futuro”, defendeu.
Para a deputada Roseli Matos, presidente em exercício da ALAP, trocas de experiências em iniciativas de sucesso são um importante recurso para aprimorar as relações institucionais e a sociedade só tem a ganhar com isso.
“Precisamos estreitar a atuação de nossas instituições, inclusive com o Poder Judiciário, para potencializar nosso papel e nossas atividades-fim. Acredito que a união em torno de programas como este, que indiscutivelmente geram excelentes resultados na vida pessoal e profissional de nossos jovens, podem e devem ser alvo de cooperação institucional”, acrescentou.
Presente à cerimônia, o juiz Luciano Assis disse que essa iniciativa do TJAP merece mesmo todas as homenagens, devido ao aspecto extraordinariamente positivo que desempenha na vida dos jovens beneficiados e em suas famílias. “Aquilo de que os jovens mais precisam hoje é de oportunidade e de ocupação. Peço aos deputados que busquem sempre propor ou apoiar iniciativas como esta”, complementou.
A desembargadora Sueli Pini declarou estar profundamente honrosa por, em nome da Justiça, receber tão relevante gesto de reconhecimento, tendo ressaltado e agradecido a sensibilidade da homenagem. “Se chegamos a este momento é porque o programa tem relevância e resultado. Receber esta honraria é um sinal de que a Justiça do Amapá se importa com a sociedade em que se insere e sua atuação se faz percebida. Há 25 anos, Luciano (Assis) e eu, entre outros magistrados, chegamos ao Amapá com a incumbência de contribuir na fundação e funcionamento do Judiciário. Como em todo caminho, tivemos nossos erros e acertos, mas este programa é, sem dúvida, um grande acerto, tendo sido criado no ano de 1996 na gestão do Des. Mário Gurtyerv. Além de ensinar um ofício, por meio do trabalho estamos ensinando esses jovens a ser bons cidadãos, pois é isso que o trabalho faz”, registrou a presidente do TJAP.
A Presidente aproveitou para tornar público que, em um esforço para aprimorar ainda mais o programa, em 2017 os jovens beneficiados terão melhores vantagens. “Vamos aperfeiçoar o programa, ampliando o impacto positivo nos bolsistas. A partir de fevereiro eles serão contratados como aprendizes profissionais e contarão com todos os direitos correspondentes a qualquer trabalhador, como: registro em carteira de trabalho, recolhimento de contribuição para seguridade social, férias remuneradas, 13º salário e tudo mais que a legislação prevê”, anunciou.
“Esperamos que a Assembleia Legislativa do Estado do Amapá possa, em breve, concretizar sua intenção de fazer seu próprio programa, algo como “parlamentar mirim”, estendendo nosso exemplo e, quem sabe, contagiando – no bom sentido – outras esferas do poder público e mesmo da iniciativa privada, no sentido de promover um trabalho de responsabilidade social que traga muitos benefícios à instituição, aos beneficiados e suas famílias, além de toda a sociedade”, concluiu a presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pini.
Ao final da solenidade, após a entrega do diploma que registrou a moção de aplausos, cada um dos 36 jovens presentes, recebeu um kit parlamentar contendo a Constituição do Estado do Amapá, o Estatuto da Criança e do Adolescente, um Manual da ALAP, um Guia do Consumidor e um DVD sobre a Assembleia e suas atribuições.
- Macapá, 17 de novembro de 2016-
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Quinta, 17 Novembro 2016 07:07