Coordenadoria das Varas de Família do TJAP realiza mutirão de audiências para quitação de pensão alimentícia em débito
A Coordenadoria das Varas de Família, em parceria com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJAP), realizou uma série de audiências em processos envolvendo inadimplência na prestação de alimentos, na Central de Conciliação do Fórum de Macapá. (VISUALIZAR FOTOS)
Para o mutirão de audiências foram selecionados 80 processos onde a execução de alimentos encontrava-se próxima da expedição de mandados de prisão. Segundo a coordenadora das Varas de Família, Desembargadora Stella Ramos, o objetivo da Justiça do Amapá é buscar soluções satisfatórias para essas situações, evitando principalmente decisões que abalem as famílias.
“A prisão em uma ação de alimento é cabível, mas é muito traumática para a família. Por isso procuramos trabalhar com esses processos buscando que os débitos sejam resolvidos de outras maneiras. Mostramos às partes a melhor forma de resolver através da negociação e não com a mera expedição do mandado prisão”, destacou a magistrada.
A ação também alertou os devedores sobre as outras consequências do não cumprimento dos acordos firmados, como a penhora de bens e a negativação do nome da parte.
De acordo com instrutora do (NUPEMEC/TJAP), Sônia Ribeiro, a missão dos conciliadores e mediadores foi reforçar principalmente o aspecto da responsabilidade da família, evitando que venham ocorrer mais conflitos, ainda entre eles.
“Sempre há muitas formas de cumprir uma obrigação. O papel dos mediadores e conciliadores é propiciar uma conversa inicial com as partes para explicar a importância que tem os alimentos e chamar os pais à responsabilidade, além de intermediar sobre os conflitos existentes”, ponderou.
Para a advogada Ritta de Cássia, participante da rodada de negociações, o primeiro passo é quando as partes resolvem comparecer às audiências imbuídas da vontade de resolver a pendência. Dessa forma, a conciliação poderá dar uma resposta rápida até em casos em que os ânimos estão recrudescidos e que já se estendem por anos a tramitação do processo.
Na ocasião, acadêmicos do 7º semestre do curso de Direito da Faculdade Estácio FAMA participaram da ação observando os procedimentos adotados pelos mediadores e conciliadores da Justiça do Amapá.
- Macapá, 17 de novembro de 2016-
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Quinta, 17 Novembro 2016 02:18