Casamento na Comunidade une 31 casais em cerimônia realizada no IAPEN

noivasiapen 1A Justiça do Amapá realizou na manhã de hoje (11) mais uma edição do programa Casamento na Comunidade. A cerimônia ocorreu no Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Amapá, onde 31 detentos oficializaram o matrimônio com suas companheiras. (VISUALIZAR FOTOS)

noivasiapen 120Realizada em cooperação com o Cartório Jucá Cruz, a cerimônia soma-se aos mais de 11 mil casamentos já celebrados ao longo de 20 anos pelo programa Casamento na Comunidade do TJAP, que atende casais de baixa renda no esforço de constituir oficialmente sua família.

A mesa de honra da cerimônia teve ao centro a presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pini, que declarou que o desejo manifestado por um detento no sentido de oficializar o matrimônio é uma mensagem clara – para a noiva, à família e toda a sociedade – de sua determinação em ressocializar-se e tornar-se um bom cidadão.

noivasiapen 42“Casar é assumir responsabilidades, é dizer pra si que quer construir uma vida. Aqui, neste Casamento na Comunidade oferecido dentro do IAPEN para detentos e suas companheiras, o Judiciário vem contribuir com o difícil processo de ressocialização, viabilizando a expressão do interesse de mudança do apenado – único que pode efetivamente operar em si a mudança de caminhos. Seja aqui ou em qualquer lugar do mundo, a decisão de se tornar melhor tem que vir de dentro”, defendeu a magistrada.

A desembargadora também lembrou que todos nós estamos fadados ao erro, em maior ou menor dimensão, mas que o sistema penitenciário deve ser encarado como uma oportunidade de repensar os passos. “Todos erramos, mas não precisamos insistir no erro. Aproveitem este período de reclusão para tomar boas decisões, trabalhar a fala interna que muda o rumo, tornando-se um cidadão melhor”, disse a presidente Sueli Pini aos noivos.

noivasiapen 77A juíza Joenilda Lenzi, que coordena o programa Casamento na Comunidade do TJAP, ressaltou a importância e a responsabilidade que acompanham cada decisão. “A vida é feita de decisões, cada uma com conseqüências, sejam elas positivas ou negativas, mas algumas carregam o caráter do seu resultado já em sua raiz. Este momento, do gesto do casamento, é uma nova etapa, da qual muita coisa positiva pode advir além do novo compromisso com a família e com a sociedade como um todo”, explicou.

A juíza substituta, Juíza Fabiana da Silva Oliveira, que responde pela Vara de Execução Penal, ressaltou que o programa da Justiça do Amapá tem uma grande importância no processo de recomeço de vida, onde os internos têm a oportunidade de começar, ou regularizar, a vida nova com suas companheiras. 

noivasiapen 85“O programa do casamento na comunidade tem a visão de fortalecer a família, que é base da sociedade, e essa ação no IAPEN tem a função não só de propor o matrimônio, ela fortalece vínculos familiares. Esse momento é uma forma que eles têm de mudar de vida, e para o processo de ressocialização isso é muito importante”.

noivasiapen 69O diretor do IAPEN, Jéferson Picanço, disse que é uma satisfação ver os internos aproveitando uma oportunidade de consolidar mais um aspecto bom em suas vidas. “Espero que entendam este momento não só como marco durante o cumprimento de pena e gesto de boa vontade no sentido de sua própria ressocialização, mas como estímulo às futuras metas para a vida lá fora, após reconquistarem a liberdade”, complementou.

noivasiapen 94Em sua bênção aos noivos, o pastor Sebastião Souza lembrou aos presentes que ali dentro do cárcere tem muitas pessoas de bem, que querem mudar e oferecer o melhor que puderem às suas agora esposas, famílias e, também, à sociedade.

“Como consta em Gênesis, capítulo 2, versículo 18, Deus está dando a vocês uma auxiliadora. Este presente deve ser cuidado e preservado. Os noivos precisam lembrar que suas mulheres não podem ser maltratadas e as noivas, por sua vez, precisam lembrar que estão ali não para servir, mas, sim, para ajudar seus companheiros de vida nas horas mais difíceis”, defendeu.

O pastor acrescentou ainda que a atitude de cada noivo pode ser a fonte do sucesso ou fracasso de uma relação. “Para ter chances, o casamento deve consistir não na procura de sua própria felicidade, mas no empenho incansável de proporcionar a felicidade ao outro”, concluiu.

noivasiapen 38A celebração contou ainda com a presença dos Deputados Estaduais Roseli Matos, Pedro da Lua, Edna Auzier, Paulo Lemos e Pastor Oliveira, de representantes da Prefeitura de Macapá, da imprensa e servidores da Justiça e do IAPEN.

- Macapá, 11 de novembro de 2016 -

Assessoria de Comunicação TJAP

Fonte: Agência CNJ de Notícias     

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial               

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD