Videoconferência reúne integrantes do programa “Rios de Cidadania” que será realizado este mês em Mazagão
As equipes do Tribunal de Justiça do Amapá, Governo do Estado, Prefeitura de Macapá, Marinha do Brasil, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Mazagão, Ministério Público e Defensoria Pública, participaram de reunião sobre os preparativos para o programa Rios de Cidadania, que ocorrerá no período de 21 a 30 de novembro na região ribeirinha de Mazagão.
Esta 2ª edição vai contemplar as comunidades do Ariramba, Ajuruxi e Furo de Mazagão.
O encontro serviu para alinhar a organização dos trabalhos e as funções e responsabilidades de cada instituição durante a realização da grande ação.
O procurador-geral do município de Mazagão, Francisco Antônio Mendes, disse que a Prefeitura de Mazagão vai disponibilizar atendimento médico e odontológico e serviços de imunização.
“Essa ação será muito importante para a vida dos moradores do município de Mazagão, pois vai proporcionar às comunidades interioranas (ribeirinhas e rurais) a oportunidade de acessar vários serviços básicos indispensáveis”, disse.
Para o Defensor Público-Geral do Estado do Amapá, Horácio Magalhães, a reunião foi muito proveitosa e serviu para tirar dúvidas e apresentar as tarefas da Defensoria Pública que serão disponibilizadas à população.
“A Defensoria Pública faz questão de participar desta importante ação, pois teremos a oportunidade de prestar serviços jurídicos às pessoas que mais necessitam, principalmente à população ribeirinha”, declarou.
A promotora de Justiça Ivana Cei, representante do Ministério Público, frisou que a realização da ação será relevante para todas as pessoas que precisam dos atendimentos das instituições parceiras.
“O programa Rios de Cidadania é uma prática que possibilita levarmos às pessoas a cidadania ativa. Essa união de esforços das instituições do Estado é essencial, indispensável mesmo. O Ministério Público está muito satisfeito em poder integrar esta pioneira cooperação. O nosso intuito é consolidar cada vez mais essa prática”, destacou.
O juiz Luciano Assis, coordenador da justiça itinerante, ressaltou que a reunião serviu para definir regras básicas de trabalho e aprimorar a organização dos serviços que serão oferecidos aos cidadãos.
“Delineamos o plano de trabalho que cada instituição vai oferecer às pessoas das comunidades do município de Mazagão que serão alcançadas pela jornada, além de organizarmos toda a logística na realização dessa verdadeira ação global para que seja produtiva e satisfatória”, explicou.
Serão disponibilizados atendimentos médicos, odontológicos, jurisdicionais, cursos de mediação de conflitos, emissão de documentos, palestras, encaminhamentos, orientações, audiências cíveis e criminais, capacitação em mediação escolar e comunitária para promover a política de pacificação entre os mazaganenses, e, ainda, casamentos na comunidade e cerimônia de renovação de votos matrimoniais.
Macapá, 09 de novembro de 2016-
Assessoria de Comunicação TJAP
Fonte: Agência CNJ de Notícias
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Terça, 08 Novembro 2016 22:19