Juízes e servidores participam de workshop de boas práticas de conciliação no âmbito familiar
Na manhã desta segunda-feira (7), juízes e servidores das Varas de Família e Infância da Justiça do Amapá participaram do workshop “Boas Práticas de Conciliação e Mediação no âmbito familiar”, ministrado pela juíza da 2ª Vara de Família de São Vicente, litoral de São Paulo, Vanessa Aufiero.
Em sua exposição,a magistrada apresentou uma nova proposta de Justiça de família, que não focaliza apenas na aplicação da Lei, mas também na estabilização e harmonização das relações familiares.
Dentro do seminário a palestrante demonstrou a efetividade do projeto pioneiro desenvolvido pela Justiça paulista, intitulado “Casa da Família”. A Juíza explicou que a ideia dessa nova plataforma é não se valer apenas da decisão judicial, mas de outros programas pedagógicos que visem a transformação para melhor das pessoas.
“No Estado de São Paulo desenvolvemos a "Casa da Família’’ como uma nova forma de Justiça de Família, que em conjunto com outros práticas aborda os conflitos de maneira mais sistêmica, tratando não só das questões jurídicas, mas também as questões subjacentes que dão origem aos conflitos, contribuindo para transformar as pessoas e assim levá-las a ter uma vida mais pacífica e harmonizada”, destacou a juíza.
Segundo a magistrada, a decisão judicial é importante para trazer estabilidade para as famílias, mas em boa parte das vezes não é ela que vai possibilitar a essas famílias uma reflexão a respeito das suas condutas. “Para que a Justiça seja realmente protagonista da cultura de paz é preciso uma revisão e um novo olhar sobre o objetivo da Justiça. Essa nova Justiça que enxerga os conflitos que chegam até ela como uma oportunidade de crescimento”, salientou.
Durante o curso de mediação judicial, que ocorrerá no período de 07 a 11 de novembro, a palestrante apresentará a “Oficina de Pais e Filhos”, um programa de educação parental que a juíza desenvolveu para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), voltado para famílias que estão na fase de reorganização em razão do fim do casamento da separação dos pais. Um programa pensado com base na experiência de outros países, como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
Macapá, 07 de novembro de 2016-
Assessoria de Comunicação TJAP
Fonte: Agência CNJ de Notícias
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Segunda, 07 Novembro 2016 13:20