Programa Pequenos Juízes na Corte recebe alunos da escola Tempo de Brincar no Fórum de Macapá

MIRINS 51Crianças de 8 a 11 anos, da terceira a quinta séries do ensino fundamental do Centro Educacional Tempo de Brincar, visitaram nesta sexta-feira (4) as dependências do Fórum de Macapá, Desembargador Leal de Mira. Foram 30 meninos e meninas que foram recepcionados pela presidente do TJAP e tiveram a oportunidade de conhecer a história e o funcionamento do 1º grau de jurisdição da Justiça do Amapá, através do programa “Pequenos Juízes na Corte”. (VISUALIZAR FOTOS)

MIRINS 32Esta é a segunda visita de crianças à Justiça amapaense, a primeira aconteceu na sede do Tribunal de Justiça do Amapá no mês de outubro. De acordo com a diretora do colégio convidado, Maria Ionete Monteiro, é possível ver nos rostos das crianças o entusiasmo de estarem pisando pela primeira vez em um órgão tão respeitado.

“Quando retornarem à escola tenho certeza que compartilharão com os demais colegas o que aprenderam nesta manhã. E mais, vão chegar em casa com esses conhecimentos adquiridos e serão os orientadores dos seus pais, porque criança nunca falha e nunca esquece, ela fica sempre vigilante”, ressaltou a professora.

MIRINS 3Durante a visita, as crianças percorreram os corredores do Fórum, conheceram juízes e servidores do Judiciário do Amapá. Foi a oportunidade que também tiveram de tirar dúvidas sobre o trabalho do Judiciário. Os alunos visitaram as instalações do Tribunal do Júri, Juizado da Infância, Central de Conciliação e o programa Pai Presente.

O magistrado Luiz Nazareno Hausseler, titular da 5ª Vara Criminal da Comarca de Macapá, presenteou os alunos com jogos e adesivos da campanha de educação no trânsito intitulado “Justiça no Trânsito”, desenvolvido pela Vara. A prática consiste na adesivagem de carros, entrega de jogos de educação no trânsito e orientações sobre noções de cidadania para crianças, jovens e adultos.

MIRINS 38Na Central de Conciliação do Fórum de Macapá, a presidente do TJAP, Desembargadora Sueli Pini, explicou aos estudantes sobre o funcionamento do trabalho de mediação e conciliação de conflitos, e os métodos possíveis para buscar a composição entre as partes.

Na chegada ao Tribunal do Júri, os jovens foram recebidos ao som de canções dos compositores Vinícius de Moraes e Toquinho, interpretadas pelo servidor do Judiciário e violonista Paulo Tarso. Também fizeram fotos para suas carteirinhas e certificados de Juízes Mirins, lembranças que levarão da visita ao Poder Judiciário do Amapá.

MIRINS 106Na oportunidade, a contadora de histórias Ângela Carvalho entregou aos pequeninos o livro “Trabalho de Criança não é brincadeira”, que faz parte do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil.

MIRINS 94A estudante do colégio Tempo de Brincar, Marina Moreno, afirmou que foi a primeira vez que visitou o Fórum de Macapá e que gostou de todos os lugares que entrou. “Eles ensinaram a gente que é preciso respeitar as leis e que nós precisamos ser pessoas corretas todos os dias. Vou usar o que eu aprendi aqui hoje para dar exemplo bom na minha escola”, disse a menina.

 Macapá, 04 de outubro de 2016-

Assessoria de Comunicação TJAP

Fonte: Agência CNJ de Notícias     

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9FM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD