Casais renovam votos matrimoniais no encerramento de evento dos conciliadores em formação do TJAP
Dez casais da igreja do Ministério Maná renovaram os votos matrimoniais no encerramento do 1º Encontro sobre “Prevenção contra a desestabilidade matrimonial: técnicas de mediação para resolução de conflitos no matrimônio”, realizado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos- NUPEMEC/TJAP. (VISUALIZAR FOTOS)
Na cerimônia, os casais honraram os votos e fizeram o juramento de suas alianças, símbolo do elo firmado por eles. Os cônjuges Eliezer Tenório Soares e Mirlene Silva de Araújo Soares, que há 16 anos trabalham oferecendo palestras sobre relacionamento conjugal, falaram que a experiência foi muito valiosa e ajudará na atividade missionária que desenvolvem.
“Aprendemos coisas que irão enriquecer os nossos seminários e poderemos ensinar a outros casais. Esse curso sobre mediação de conflitos mostra a preocupação do Judiciário com o que acontece dentro das famílias, um projeto idealizado com respeito e sabedoria”, disse.
A prática, idealizada pelos conciliadores em formação do Judiciário do Amapá, Leandro Waldeck, Odijonia Seabra e Maria José Sousa, tendo como orientadoras as instrutoras do NUPEMEC/TJAP Sônia Ribeiro, Sâmia Waldeck e Conceição Meireles, visa orientar os casais sobre as formas consensuais de resoluções de conflitos dentro do matrimônio.
Para a instrutora do NUPEMEC/TJAP, Sônia Ribeiro, o papel do instrutor é apenas orientar o talento que eles já possuem, desenvolvendo neles a criatividade para a melhor execução da tarefa de pacificar as pessoas.
“A capacidade nós desenvolvemos em conjunto através de uma instrutoria em mediação e conciliação. A ideia é que eles pudessem compartilhar aquilo que aprenderam desde o mês de maio. As pessoas devem saber resolver os seus conflitos de forma pacífica. Discordâncias, controvérsias,dissabores e pretensões resistidas vão existir sempre, contudo, a forma de resolver é que vai ser a diferença na hora em que estiverem perante o outro”, pontuou a instrutora.
A coordenadora da Central de Conciliação de Macapá e do Núcleo de Instrutoria de Mediadores e Conciliadores do TJAP, Juíza Joenilda Lenzi, destacou que nessa primeira edição, os resultados já foram muito positivos, mas que o desafio é disseminar permanentemente essas boas práticas.
“O curso busca orientar os casais para que possam corrigir os desacertos e evitar a separação, o divórcio. A partir do momento que as pessoas fazem reflexão sobre si, passam a analisar a vida em família de outra forma e isso as ajuda a superar e trabalhar os conflitos de forma bem mais positiva”, ressaltou a magistrada.
Acadêmicos do 8º e 9º semestres do curso de direito da Faculdade FAMA, que já passaram pelas disciplinas de mediação e conciliação em sua formação, participaram da cerimônia observando os bons resultados do trabalho desenvolvido pelos novos conciliadores do TJAP.
Macapá, 04 de outubro de 2016-
Assessoria de Comunicação TJAP
Fonte: Agência CNJ de Notícias
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Sexta, 04 Novembro 2016 04:58