TJAP conclama para a economia interna de copos descartáveis

COPOSECONOMIA 10O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) deu início à campanha permanente “Adote uma Caneca”.  Motivada pela detecção de custo e consumo interno excessivo de copos plásticos, a campanha pretende alcançar uma redução de 50% do custo anual com este material por meio da substituição dos descartáveis por canecas e copos pessoais e reutilizáveis (de vidro, porcelana etc.), deixando o uso de copos descartáveis apenas para o público externo.

COPOSECONOMIA 7Segundo a presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pini, o consumo interno e descarte de copos pela Justiça do Amapá é um gasto na contramão de um momento em que o mundo inteiro procura soluções sustentáveis para todos os segmentos da atividade humana. 

“A Justiça do Amapá deve ser um exemplo para a sociedade e, portanto, precisa espontaneamente mudar sua postura com a colaboração de todos. Conclamo para a adesão cada magistrado, servidor e colaborador da Justiça para que o uso de descartáveis seja uma exceção e não mais a regra”, concluiu a presidente.

GLAUCIOSomente no ano de 2017, se mantido o padrão de consumo, a previsão é de que sejam utilizados e descartados 1 milhão e 400 mil copos plásticos pelo TJAP. De acordo com o diretor da Comissão de Licitação e Cadastro, Gláucio Bezerra, “conseguimos reduzir em 30% o gasto esperado com esta compra – estimado com base na compra anterior e em pesquisa de mercado –, mas, ainda assim, o investimento ficou previsto em R$ 25 mil por 14 mil pacotes de 100 copos!”

O diretor do Departamento Administrativo (DA) do TJAP, Suzivaldo Monteiro, esclarece que o valor citado, R$ 25 mil, ainda não foi gasto. “O consumo em anos anteriores serviu de referência para a licitação de registro de preço, no qual o fornecedor selecionado se compromete a vender o produto ao Tribunal no valor fechado até a quantidade prevista, mas uma política de redução ainda pode baixar esta despesa, pois não precisamos adquirir todo o volume projetado”, explica.

COPOSECONOMIA 9Suzivaldo revela, ainda, por meio de levantamento feito junto ao almoxarifado, que a média de consumo até setembro de 2016, foi maior que as médias de 2013 a 2015 – foram 1.070 pacotes por mês, quase 8% acima da média de 2015. “Essa é a média padrão de aumento de consumo a cada ano, mas a partir de uma campanha de conscientização podemos reduzir isso”, complementou.

COPOSECONOMIA 5A diretora da Assessoria de Comunicação do TJAP, Bernadeth Farias, esclarece que além de divulgação interna em mídias próprias, a campanha deve executar algumas ações ao longo dos próximos meses, entre elas uma série de blitzes para montagem de fotogalerias (no Facebook e no site do TJAP) com servidores e magistrados aderindo à campanha. “Em cada blitz uma equipe fotografará os servidores com suas respectivas canecas ou copos, divulgando e reconhecendo o bom exemplo individual e de equipes, para estimular uma adesão cada vez maior”, explica.

COPOSECONOMIA 8A Diretora do Departamento de Gestão de Pessoas do TJAP, Rosilene Campos, destaca que esforços anteriores, inclusive com o Judiciário adquirindo e distribuindo canecas pra os servidores, foram empreendidos, mas na ocasião não foi conquistada toda a adesão necessária e a prática foi rapidamente abandonada. “Esperamos conseguir um resultado diferente desta vez”, disse Rosilene.

Exemplo-

COPOSECONOMIA 11A Assessoria de Comunicação do TJAP, desde o início de 2016, começou espontaneamente um movimento no sentido de reduzir o consumo de copos descartáveis. “Todos os membros da equipe, incluindo estagiários e bolsistas, trouxeram de casa suas próprias canecas para tomar água ou café e, como resultado, quase eliminamos o uso de copos plásticos aqui, tendo ainda apenas para uso do público externo que vem à Ascom”.

copossA equipe da Vara de Execução Penal da Comarca de Macapá, que tem à frente a juíza Fabiana Oliveira, também aderiu à campanha Adote uma Caneca no Trabalho. A prática objetiva a economia de copos de descartáveis e a contribuição na preservação do meio ambiente.

COPOSECONOMIA 3Alguns fatos sobre os prejuízos gerados pelo consumo de plástico

- O copo plástico não é biodegradável e polui o meio ambiente ao demorar de 250 a 400anos para se decompor – apesar de, às vezes, ter vida útil de menos de15 segundos entre o uso e o descarte;

- O plástico tende a absorver e reter outros elementos tóxicos nos seus arredores, ampliando o impacto de sua presença em qualquer ambiente;

- O plástico em geral segue em percentual crescente cada vez maior nos aterros sanitários e sua reciclagem, mesmo tendo o Brasil como um doa maiores recicladores, ainda é cara e limitada a algumas poucas variedades;

  • A produção de plásticoutiliza muita água e energia elétrica, além de ter como matéria-prima o petróleo (fonte não renovável que demora muitos anos para se formar);
  • O poliestireno do copo descartável, quando e contato com bebidas quentes (como café) pode liberarestireno, que é um monômero tóxico e cancerígeno;
  • A produção do copo descartável usa quantidades mínimas de poliestireno reciclado, de forma que quasetodo copo descartável utiliza matéria-prima não sustentável;
  • Cientistas prevêem que, se permanecermos no ritmo atual de consumo e descarte, em 2050 os oceanos terão mais plástico do que peixes.

Macapá, 04 de novembro de 2016-

- Assessoria de Comunicação Social

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