Curso de formação de mediadores e conciliadores reúne cerca de 90 profissionais no Plenário do TJAP

cursomario 5A Justiça do Amapá, em cooperação com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação e Defensoria Pública do Amapá, deu início nesta segunda-feira, 17, a mais um curso de mediação escolar, realizado no Plenário do Tribunal de Justiça do Amapá. (VISUALIZAR FOTOS) 

cursomario 34A formação está sendo ministrada pela coordenadora da Central de Conciliação, juíza Joenilda Lenzi e pelos instrutores do NUPEMEC, Mário Mendonça e Sônia Ribeiro. 

A capacitação objetiva formar 90 mediadores para intermediar a solução de conflitos. Com carga horária de 40 horas, divididas em aulas teóricas e práticas, alunos e corpo técnico de escolas e também integrantes da Defenap, serão preparados para que sejam agentes hábeis na resolução consensuada de conflitos.

A juíza de direito e Coordenadora da Central de Conciliação da Comarca de Macapá, Joenilda Lenzi, ressalta que essa iniciativa de expandir o curso de mediação para todos os interessados que atuam direta ou indiretamente, com seus serviços, no atendimento às pessoas que enfrentam violação de direitos, é fundamental para a solução de conflitos.  

cursomario 11"Não temos dúvida de que a melhor maneira de banirmos de vez a violência dentro e fora das escolas é através de posturas civilizadas e responsáveis. Com urbanidade, diálogo e respeito ao processo de escuta do outro, podemos evitar que casos às vezes simples, vire um caso de polícia e acabe chegando aos balcões do Judiciário”.   

cursomario 2O instrutor do NUPEMEC, Mário Mendonça, destaca que com a ampliação e consolidação desta prática, a sociedade só tem a ganhar com a cultura da pacificação social e desjudicialização de demandas.

“O conflito traz, a princípio, uma posição rígida de intransigência. Incumbe ao mediador buscar tirar as partes envolvidas deste ânimo inflexível, mostrando a elas estratégias para mudanças e construção de relações positivas. O aprendizado que a mediação oferece, contribui em muito na formação do indivíduo como cidadão responsável pelos seus atos”, conclui Mário Mendonça.

O curso prossegue até sexta-feira, 21 de outubro.

-Macapá, 19 de outubro de 2016-

Assessoria de Comunicação TJAP

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

 

 

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD