Professores das redes de ensino estadual e municipal participam de Workshop sobre Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos
O evento teve como palco o Centro de Convenções Azevedo Picanço, e reuniu cerca de 150 participantes, entre professores, funcionários e alunos das escolas públicas municipais e estaduais.
No encontro, o instrutor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos(NUPEMEC/TJAP), professor Mário Mendonça abordou em sua palestra, os conceitos da mediação, conciliação e das práticas restaurativas que visam fomentar a desjudicialização de processos e a pacificação no âmbito escolar.
“Nossa missão é conscientizar a todos os agentes envolvidos na educação, sejam professores ou pais, sobre suas verdadeiras funções para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Mas o que ainda se vê muito nos dias de hoje, são pais largando na mão de professores, a responsabilidade de educarem seus filhos, tarefa que deveria ser única e exclusivamente deles. E isso sem dúvida nenhuma, também é um dos motivos para gerar conflitos dentro das escolas”, explicou o professor.
De acordo com a Presidente do TJAP, Desembargadora Sueli Pini, a Justiça do Amapá vive um novo momento. “A conciliação e a mediação são ferramentas muito antigas. Não estamos inventando a roda. Apenas abrimos a tampa de um baú que estava fechado a séculos, para resgatar práticas que dão certo e que estavam esquecidas. Não tenho dúvida de que esse é o verdadeiro caminho para a desjudicialização, pois só assim, conseguiremos eliminar de vez os conflitos dentro das escolas, trazendo a paz tão almejada entre professores e alunos”, concluiu a magistrada.
A atividade faz parte da política de formação implementada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC, que objetiva ter pessoas habilitadas em pacificação com fortes chances de mudar a realidade do ambiente escolar, e muito contribuir para consolidar no jovem os parâmetros da responsabilidade, do respeito, da criatividade, disciplina, confiança e da cooperação.
-Macapá, 14 de outubro de 2016-
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Sexta, 14 Outubro 2016 13:04