Pesquisa “Fale ao TJAP” divulga diagnóstico de opinião

fale 7O Tribunal de Justiça do Amapá apresenta o diagnóstico de opinião sobre o clima organizacional, realizado no ano de 2015, por meio da pesquisa intitulada “Fale ao TJAP”. A ação faz parte do Planejamento Estratégico para o período de 2015 a 2020 que busca conhecer as opiniões, sugestões, nível de satisfação, entre outros, dos serventuários do judiciário amapaense.

fale 20O objetivo da pesquisa é ouvir o servidor e saber sua visão quanto à valorização e reconhecimento que o Tribunal de Justiça lhe proporciona, assim será possível traçar metas e ações de melhoria para atender aos anseios e necessidades observadas.

Os estudos contaram com o percentual de 22% de adesão do quadro funcional que respondeu a questões relacionadas a diversos itens, dentre eles, os que alcançaram o nível de satisfação mais alto foram: remuneração, liderança, suporte, orgulho e relacionamento. Todos com níveis acima da média, chegando ao percentual de 68%, medidos entre si.

fale 18“A valorização e o reconhecimento dos servidores são fatores importantes para que a instituição atinja os resultados que a sociedade espera. Neste sentido, a estratégia para 2015/2020 determina que o Clima Organizacional deve ser mensurado, estabelecendo metas anuais de melhoria. As respostas dos entrevistados servirão de base para as medidas que serão tomadas”, explica a Diretora do DEGESP, Rosilene Campos.

A Comissão de Realização da análise “Fale ao TJAP”, ressalta que o trabalho cumpriu sua função de levantar a opinião dos servidores sobre o ambiente de trabalho, com destaque para o orgulho e confiança que os servidores demonstram sentir pela instituição, além do bom relacionamento e a eficiência no trabalho.

Já os pontos mais críticos consistem na saúde, qualidade de vida e remuneração por servidores com menor tempo de serviço no TJAP. Estes pontos que foram avaliados negativamente terão maior atenção do Judiciário que os estudará para tomar as medidas cabíveis na busca pela alteração da percepção do servidor na próxima edição da pesquisa.

fale 13A Desembargadora Sueli Pini enfatizou que, com base nas informações levantadas, o Judiciário vem trabalhando para o melhoramento das políticas de gestão de pessoas em favor das necessidades do servidor da Justiça.

“A pesquisa nasceu da importância de sondar o sentimento dos servidores em relação ao trabalho e à própria instituição, uma vez que a percepção desses trabalhadores possui influência no desempenho final de todo o Judiciário. Com isso, estudamos as propostas e questionamentos dos servidores para propiciar um ambiente mais favorável à mantença de um órgão transparente, eficiente e efetivamente produtivo”, finalizou a presidente.

O Departamento de Gestão de Pessoas, em cumprimento às metas presentes no Planejamento Estratégico, elaborou o projeto de valorização de pessoas e gestão por competência, com o objetivo de proporcionar a melhor qualidade de trabalho para os servidores do Judiciário amapaense.

O “Fale ao TJAP” foi respondido por servidores efetivos, requisitados e comissionados, lotados nas Unidades do Judiciário de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Oiapoque.

- Macapá, 20 de outubro de 2016 -

Assessoria de Comunicação TJAP

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