Técnicos da área de TI participam de treinamento sobre segurança da informação
-Macapá, 24 de maio de 2013-
Servidores do Departamento de Informática e Telecomunicações do Tribunal de Justiça estão participando de um treinamento intensivo na Escola Judicial do Amapá (EJAP), que trata de capacitação quanto à segurança no sistema de operação do parque tecnológico da instituição, feita sob a plataforma FreeBSD. (VISUALIZAR FOTOS)
A habilitação vai possibilitar aos técnicos desenvolverem a capacidade de utilização dos recursos operacionais disponíveis na instituição, com a máxima segurança, dentre eles: servidores de banco de dados; servidores de aplicação (malote digital, e-mail, tucujuris, sig); servidores de controle e acesso (web, proxy, firewall); e servidores de arquivo (armazena).
Sobre a plataforma FreeBSD, o instrutor Patrick Tracanelli explicou que, originalmente, foi criada por uma universidade americana e utilizada pelas forças americanas, até chegar à infraestrutura existente na internet atualmente. O Sistema FreeBSD já é adotado pelo TJAP atuando na função de filtro contra possíveis ataques ao sistema. Nessa oportunidade, o treinamento está focando principalmente a área da segurança do sistema operacional FreeBSD, que possui um processo operacional seguro e com uma gama de meios de segurança exclusivos.
No treinamento os participantes estão recebendo informações sobre a parte teórica e normas de segurança da informação; melhores práticas e padrões, entrando na parte prática de produção de ataque e de penetração, proteção e detecção do elemento invasor. No treinamento, serão feitas, ainda, simulações de possível invasão e a detecção do grau de vulnerabilidade do sistema. Tudo isso com o propósito de prepará-los para situações que, porventura possam acontecer.
Quanto aos objetivos do treinamento, o serventuário Marco Antônio Craveiro, diretor da Divisão de Telemática, reforçou a importância da constante qualificação dos técnicos. Para ele, sempre é necessário realizar melhorias nos sistemas de segurança da informação do TJAP, visando à proteção das informações institucionais e garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos sistemas do Judiciário como um todo.
O treinamento, que está associado à segurança da informação do Poder Judiciário do Amapá, pontuado em Resolução do CNJ, está acontecendo por toda esta semana, no horário de 8h00h as 21h00h.
Texto: Edson Carvalho
Assessoria de Comunicação do TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
- Detalhes
- Criado: Quinta, 23 Mai 2013 10:37