Seminário debaterá a criação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados do Amapá-APAC/AP
O Seminário debaterá a criação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) do Amapá. A presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pini, o juiz auxiliar da presidência, João Matos, e representantes da Pastoral Carcerária do Estado do Amapá e instituições ligadas ao aparato prisional estiveram reunidos para traçar o cronograma do evento.
Programado para ocorrer na segunda quinzena de novembro, o Seminário contará com a presença de especialistas já experimentados na implementação da APAC de Minas Gerais. O evento será para informar e mobilizar a comunidade macapaense em torno deste necessário sistema prisional diferenciado.
“Vamos apresentar as possibilidades deste novo formato de encarceramento, um método hoje avaliado e indicado pelo próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e cooptar órgãos e pessoas para esta exitosa alternativa que tanto tem ressocializado egressos do sistema carcerário – afinal não adianta fazer estruturas sem pessoas para fazê-las bem funcionar”, disse o juiz João Matos.
De acordo com o coordenador diocesano da Pastoral Carcerária do Estado do Amapá, André Gato da Silva, a finalidade da APAC é estabelecer e consolidar uma relação de responsabilidade e confiança com os detentos, inclusive com menos aparato de segurança. “A ideia é ter os próprios encarcerados controlando chaves da estrutura, acessos, dividindo as atividades que exercerão lá dentro. Eles ganham, assim, mais responsabilidades e usam isso para reconstruir uma melhor relação com a comunidade”, explica André.
O público-alvo de tais benefícios não pode ser aqueles detentos, considerados de elevada periculosidade, mas, sim, indivíduos com perfil aprovado pela administração do presídio, pelo TJAP ou pelas instituições religiosas que atuam no ambiente prisional a partir do histórico de comportamento do detento e da percepção dos interlocutores. “Com o tempo, a partir dessa experiência inicial, é possível ampliar esse universo”, complementa André Gato.
-Macapá, 08 de novembro de 2016
-Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 969 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
- Detalhes
- Criado: Segunda, 07 Novembro 2016 22:09