TJAP celebra Jubileu de Prata dos precursores da Justiça do Amapá
O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá realizou, nesta quarta-feira (05), a Cerimônia do Jubileu de Prata em comemoração aos 25 anos de atividades dos precursores da Justiça do Amapá. O evento, que lotou o plenário do TJAP com homenageados, autoridades e convidados, foi carregado de muita alegria e emoção, evidenciadas em cada gesto e fala dos presentes. (VISUALIZAR FOTOS)
Além de celebrar os 25 anos da solenidade em que se deu posse aos 27 juízes aprovados no primeiro concurso da magistratura amapaense, o encontro prestou a devida homenagem aos desembargadores pioneiros, aos primeiros juízes concursados do Estado e também aos primeiros servidores que ajudaram a erigir uma das Justiças mais modernas e reconhecidas do Brasil.
A Presidente do TJAP, Desembargadora Sueli Pini, ao dar início à cerimônia disse que comemorar o Jubileu de Prata é relembrar com carinho de tudo já vivido ao longo destes 25 anos.
“Na falta da modernidade de hoje, sobravam comprometimento, dedicação e verdadeiro amor ao trabalho de toda uma equipe que nunca mediu esforços para não deixar nenhum atendimento incompleto. Devemos nos orgulhar todos os dias de pertencer a essa respeitada instituição, que cresceu e nunca esmoreceu ante as dificuldades e obstáculos. Em nenhum momento dessa longa caminhada, desistimos ou perdemos a esperança de fazer da nossa Justiça aquela que sempre idealizamos como séria, eficiente e transparente”, destacou a presidente.
Cada um dos homenageados recebeu, na ocasião, a medalha do Jubileu de Prata do TJAP e o Diploma de Honra ao Mérito, recebidos com a alegria de velhos amigos que se reencontraram e que reconhecem o esforço e a história da atuação de cada um. A atmosfera emocionante da cerimônia foi ditada pelos discursos dos presentes, permeados de fatos inusitados e relatos de superação.
O desembargador aposentado Dôglas Evangelista Ramos, o grande pioneiro e um dos principais responsáveis pela estruturação do início da operação não só da Justiça, mas do então novel Estado do Amapá, lembrou que deu posse aos 27 magistrados que formaram a base da pirâmide da Justiça do Amapá, em um concurso rigoroso e à altura de qualquer Estado e de qualquer país.
“Lá atrás eu já queria informatizar a Justiça, quando nem sabíamos direito o que era um computador. Me convidaram para falar neste Jubileu de Prata e só tenho elogios a fazer aos veteranos e aos históricos servidores. Peço a cada um que continuem o bom trabalho, pois no Jubileu de Ouro já não estarei aqui para celebrar com vocês”, brincou, ao final, o desembargador Dôglas Ramos.
Para o Corregedor do TJAP, desembargador Carmo Antônio de Souza, a comemoração dos 25 anos é momento também para fazer um balanço e, no caso do TJAP, é inquestionavelmente positivo. Ele foi um dos juízes empossados no concurso de 1991 e o primeiro a ascender à posição de desembargador entre os concursados.
“Dessa vida que tenho aqui no Amapá, não houve um dia em que não me levantasse para agradecer à vida por ter me propiciado vir para cá. O Amapá virou minha casa em um momento difícil, pois tinha acabado de perder minha mãe, mas terminou sendo o lugar onde realizei a maior parte dos meus sonhos. Esses 25 anos nos transformaram em pessoas melhores e o Estado do Amapá nos deu tanto. Sou muito grato”, complementou o Corregedor.
O primeiro diretor administrativo do TJAP e um dos homenageados do dia, o economista e advogado Osmar Marinho, se disse emocionado ao falar, pois, segundo ele, “quando somos homenageados é sinal de que o tempo está passando”.
“Quando cheguei aqui não tínhamos orçamento, nem telefones ou mesmo ônibus ligando a maioria dos municípios do interior do estado. Todas essas pessoas que estão aqui nesta noite ajudaram a criar do nada a estrutura do que hoje é a Justiça do Amapá. Desejo a cada um vida longa e saudável, além de seguir com a competência e presteza que o povo espera e reconhece”, registrou o advogado.
Segundo o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Amapá (OAB-AP), Paulo Henrique Campelo, “vendo esses rostos e ouvindo as palavras dos pioneiros, é impossível não passar um filme na nossa mente, mostrando a história moldada por cada juiz e desembargador aqui presente, e pelos que infelizmente estão ausentes. Não consigo visualizar uma justiça tão próxima do cidadão como a Justiça do Amapá. Em nome da OAB, registro aqui a alegria de ajudar a fazer a boa Justiça do Amapá”.
O governador do Estado, Waldez Góes, afirmou em discurso que a comemoração dos 25 anos de início da história da Justiça do Amapá é justa, mas não é só dos presentes. “Toda a sociedade do Estado comemora o fato e se vê traduzida na prática da Justiça do Amapá, com suas qualidades conhecidas e reconhecidas nacionalmente”, explicou o governador.
O governador destacou ainda que de 1991 para cá muitos desafios foram enfrentados e superados graças ao conjunto de esforços aplicados aqui. “Sem o respeito aos direitos e às instituições que os protegem, vence o mais forte, o mais agressivo e o menos clemente. É na evolução da sociedade que as instituições são mais cobradas a se adaptar às novas demandas que surgem. Parabéns à Justiça do Amapá, que tem conseguido alcançar esse objetivo”, concluiu o governador Waldez.
Outros destaques da cerimônia foram as interpretações da cantora amapaense Lígia Mônica (com a Canção do Amapá), do Coral do TJAP, além da brilhante execução do Hino Nacional do Brasil pela Banda de Música do Exército Brasileiro.
A cerimônia contou ainda com a apresentação do Stand-up do personagem Epaminondas Gustavo, criado e interpretado pelo juiz Cláudio Rendeiro, do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), que contagiou a todos, criando um momento de criativa descontração e irreverente humor.
-Macapá, 06 de outubro de 2016-
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Quinta, 06 Outubro 2016 08:10