Casa de Justiça e Cidadania promove mais uma edição do programa “Eu Existo: Registro Legal para o Preso”
A Casa de Justiça e Cidadania, com apoio do programa Pai Presente, da Rede SUPERFÁCIL e do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Estácio Macapá, realizou no Instituto Penitenciário do Amapá (IAPEN), mais uma ação do programa “Eu Existo- Registro Legal para o Preso”.
Conforme explica a supervisora da Casa de Justiça e Cidadania, Lucilene Miranda, é por meio desta prática que a maioria dos internos e internas que cumprem penas no IAPEN tem a oportunidade de receber esses serviços oferecidos pela Justiça.
“Acreditamos que uma pessoa que errou e já está pagando pelo crime cometido, cumprindo sua pena imposta pela Justiça, tem sim o direito de ter uma chance de recomeçar a vida com dignidade. E isso só é possível se ela tiver com todos os seus documentos regularizados, para que após a tão sonhada liberdade possa trabalhar e estudar”.
Para o reeducando Marlon Queiróz, o programa desenvolvido pela Justiça dentro do IAPEN, é de fundamental importância para todos que um dia vão deixar o cárcere.
“Quando você alcança a liberdade, lá fora ninguém dá oportunidade para quem não existe. Quando eu sair da penitenciária, e falta pouco para isso, quero estar com os meus documentos em mãos, só assim vou poder iniciar uma vida nova e ter um futuro melhor”.
O programa, que completou 10 anos de atividade, tem como objetivo, levar serviços de cidadania aos internos, como por exemplo: emissão de carteiras de identidade e profissional; registro de nascimento, cartão do SUS; reconhecimento de paternidade (programa Pai Presente e Pai Legal); orientação de auxílio reclusão; além de outros documentos necessários para que o reeducando possa ter seus direitos exercidos após sua liberdade.
-Macapá, 03 de outubro de 2016-
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Segunda, 03 Outubro 2016 06:27