Educação Indígena e Direitos Humanos é tema de seminário organizado pelo NUPEMEC/TJAP
O evento que teve como tema principal Educação Indígena e Direitos Humanos, promovido pelo Núcleo Permanente de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Amapá (NUPEMEC/TJAP), aconteceu no auditório da Faculdade de Macapá (FAMA) e reuniu centenas de alunos dos cursos de Letras e Direito, além de convidados. (VISUALIZAR FOTOS)
No encontro foi debatido o tema “Populações Indígenas no Amapá e Pará, com o professor doutor Augusto Oliveira, e teve, também, a participação da pedagoga italiana Ana Tortora, especialista na questão indígena, formada pela Universidade de Bolonha na Itália, que falou das experiências vividas entre as comunidades indígenas brasileiras.
Outro assunto importante debatido no Seminário foi a acessibilidade e a comunicação, no que tange os Direitos Humanos, tendo sido apresentada à pedagoga Ana Tortora a grande diversidade de línguas faladas no Amapá a exemplo do português, libras e dos diversos dialetos indígenas.
A coordenadora da Central de Conciliação da Comarca de Macapá, juíza Joenilda Lenzi, disse que o evento contribuiu para que os estudantes pudessem ter um entendimento claro e real, de aspectos da comunicação indígena, e como todas pessoas, mesmo aquelas portadoras de necessidades especiais, têm o direito ao acesso à informação conforme preconiza a lei.
“Os participantes puderam conhecer um pouco da cultura das tribos que habitam o Amapá. Tiveram informações sobre seus costumes e tradições e aprenderam, também, sobre a importância dos povos indígenas na formação do povo brasileiro. Tenho certeza que o seminário cumpriu sua missão, e deu o recado desejado tanto na questão indígena quanto de acessibilidade”, explicou a juíza.
Para a palestrante Ana Tortora, que recebeu homenagem da tribo Tirió, esse intercâmbio com os acadêmicos foi muito valioso. Segundo ela, o seminário serviu para que os jovens possam olhar os índios com respeito, admiração e compreensão de suas tradições.
“Fiquei encantada com tudo que vi. O auditório estava lotado de jovens que queriam trocar informações e conhecer um pouco da cultura dos primeiros habitantes do Brasil. Esse momento ficará gravado em minha memória para o resto de minha vida”, disse emocionada a pedagoga italiana.
O encontro contou também com as participações da diretora da Faculdade FAMA, Marcília Colares e da professora de Língua Brasileira de Sinais (Libra) Tâmila Cristina Santos que deu apoio como intérprete do evento.
Ao final, houve a apresentação cultural da dança do “Ritual de Acolhimento” da tribo Tirió.
-Macapá, 27 de setembro de 2016-
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Terça, 27 Setembro 2016 04:51