Coordenadoria da Infância apresenta programa “Um Parque em meu Caminho” a servidores do Município de Macapá
Representantes do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Macapá da Área de Políticas Públicas e da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude da Justiça do Amapá (CEIJ/TJAP), estiveram reunidos com servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (SEMAST) e da Fundação Parque Zoobotânico de Macapá. O objetivo foi alinhar com os funcionários as ações do programa “Um parque em meu caminho – atitude e aprendizagem”, idealizado pelo Judiciário.
O programa é fruto de uma cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça e a Prefeitura de Macapá que oferecerá aos adolescentes, cumpridores de medidas socioeducativas, ações de educação ambiental, aprendizagem, qualificação profissional e oportunidades de trabalho no ambiente do Parque Zoobotânico.
O objetivo é atender cerca de 180 adolescentes, que serão preparados e encaminhados ao Parque por técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), órgão vinculado à Prefeitura de Macapá.
O diretor-presidente do Parque Zoobotânico de Macapá, Márcio Pimentel, disse que esses jovens participarão de palestras sobre educação ambiental e receberão orientações dos monitores e guardas do Parque para o desenvolvimento de suas atividades.
“Essa reunião serviu para apresentar as diretrizes do programa aos assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e biólogos, analisando e ajustando as práticas que serão implementadas no Parque Zoobotânico. Estamos trabalhando para tornar o ambiente acolhedor para os visitantes e também aos adolescentes que nos ajudarão nesta nova etapa do Parque”, disse.
A supervisora da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude-CEIJ/TJAP, Doraylde Anchieta Santos, destacou a relevância e forte expectativa do projeto e dos investimentos a cargo do TJAP, então provenientes do Fundo de Apoio ao Juizado da Infância e Juventude (FAJIJ), para implementar este novo desafio do Judiciário”.
“O Judiciário garantirá aos jovens camisas, calças e equipamentos de proteção individual para proteção durante a execução das tarefas socioeducativas no Parque Zoobotânico. O intuito é com esse programa assegurar novas opções de vida aos jovens que cometeram atos infracionais”, destacou.
A assessora jurídica Mariana Carneiro ressaltou o trabalho de fiscalização e acompanhamento e que os jovens serão treinados para dar orientações aos visitantes, atuando como guias e prestando informações importantes sobre a fauna e flora existentes no Parque. Também participarão de cursos para o uso do GPS, métodos de medição e de inventário, e, ainda, curso de guarda-parque mirim.
“A atribuição do Juizado da Infância e Juventude de Macapá nesse programa é fiscalizar e orientar as atividades das medidas socioeducativas que serão direcionadas aos jovens no Parque Zoobotânico de Macapá. O objetivo é viabilizar esta importante atividade que pretende oportunizar que os socioeducandos consigam desempenhar um bom papel das atividades que têm um cunho educativo certamente eficaz. Vamos analisar os processos, acompanhar e fiscalizar as atividades de cada jovem que vai participar desse programa. A meta é inserir os jovens no mercado de trabalho e proporcionar escolhas honestas e que gerem prosperidade”, concluiu.
-Macapá, 29 de setembro de 2016-
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Quinta, 29 Setembro 2016 00:56