Litisconsórcio e Intervenção de Terceiros no Novo CPC é tema de curso na EJAP
A Escola Judicial do Amapá (EJAP) promove até o próximo sábado (24) o curso “Competência Interna, Litisconsórcio e Intervenção de Terceiros no Novo Código de Processo Civil”, ministrado pelo escritor e professor José Eduardo Carreira Alvim. Iniciado na tarde de quinta-feira (22), o curso é aberto a juízes, assessores jurídicos, professores, acadêmicos e demais interessados, e acontece nas dependências do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá. (VISUALIZAR FOTOS)
Perguntado sobre os benefícios trazidos pelo Novo Código de Processo Civil, o professor Carreira Alvim sustenta que a morosidade da Justiça brasileira não é devida às nossas leis ou aos magistrados, mas à estrutura do judiciário. “Procuramos as melhores referências do mundo para formular nossas leis, para que sejam ágeis e justas, mas nossa estrutura não acompanha essa evolução. Embora o Amapá consiga acompanhar – talvez por ser um Estado jovem, com população razoável e dotado de 13 comarcas –, grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo, não conseguem seguir esse passo”, explica.
Com graduação e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor adjunto da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carreira Alvim é desembargador federal aposentado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região e autor de diversas obras e artigos acadêmicos sobre direito processual civil e processo arbitral.
Segundo o desembargador Gilberto Pinheiro, diretor da EJAP, “receber um dos mais renomados autores e processualistas do Brasil, que produziu diversas obras sobre processo civil no País, é uma honra. Ao abrir acesso a este curso para público tão seleto, a EJAP socializa o conhecimento acumulado pelo prof. Alvim”.
De acordo com a juíza Liége Cristina de Vasconcelos Ramos Gomes, titular da 1ª Vara Cível e Fazenda Pública do Fórum de Macapá e participante do curso, “essa oportunidade de ter contato com juristas e doutrinadores que participaram da elaboração e reforma do Código de Processo Civil é muito positiva, pois nos capacita e nos aprimora para a judicatura”.
Para o acadêmico de Direito Danilo Pantoja de Oliveira, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), participar do curso é uma grande oportunidade para os estudantes. “Vejo a iniciativa de promoção de cursos como este como uma oportunidade relevante de ampliação do conhecimento jurídico”, afirma.
- Macapá, 23 de setembro de 2016
- Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickrcom/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
- Detalhes
- Criado: Sexta, 23 Setembro 2016 09:48