Alunos do programa Cidadão Mirim e Cartório Sustentável da Comarca de Serra do Navio visitam horta orgânica

HORTACerca de vinte (20) alunos do programa Cidadão Mirim e Cartório Sustentável vieram de Serra do Navio em visita ao Distrito de Fazendinha para conhecer uma horta orgânica, oportunidade em que  tiveram aula teórica e prática sobre os cuidados com a terra e plantações. (VISUALIZAR FOTOS)

HORTA 13O programa Cartório Sustentável atende crianças e adolescentes de oito (8) a dezoito (18) anos incompletos, objetivando encaminhar os jovens da região para atividades culturais e de cultivo orgânico e assim multiplicar os conceitos de cidadania e direitos entre os cidadãos mirins.

HORTA 19Fabiano Barros, coordenador do programa, falou sobre a escolha dessa horta, tão longe da Comarca de Serra do Navio. “Trouxemos os meninos, participantes do programa Cartório Sustentável, para a horta do Seu Domingos pelo fato de ele ser muito conhecido pelo plantio orgânico no Estado. É muito importante que eles aprendam sobre esse trabalho que é comum na região onde moram, pois assim o que viram aqui sobre plantação orgânica e biofertilizantes podem utilizar e aperfeiçoar para fins de consumo ou até mesmo com fins comerciais.”

Seu Domingos Gomes da Silva é horticultor e proprietário da horta em que foram recebidos os alunos do programa Cartório Sustentável. Ele é o único produtor no Estado de biofertilizante, que é um adubo orgânico líquido que contém organismos e nutrientes que melhoram a qualidade das plantas.

HORTA 2Domingos falou sobre a satisfação de receber e ensinar o que sabe para as crianças e adolescentes interioranos. “O que eu tenho a oferecer para os meninos é uma experiência de como bem trabalhar no cultivo de plantas, pois as pessoas precisam disso, precisam deste alimento para sobreviver. Sempre ensino crianças que aparecem aqui a cultivar a terra e assim acredito que estou fazendo um bem para a sociedade. É sempre uma grande satisfação recebê-los.”

HORTA 15A Desembargadora Stella Ramos, coordenadora estadual da infância e juventude do TJAP, também presente na visita à horta, agradeceu a vinda dos alunos e deixou uma mensagem de ânimo a eles. “O que eu tenho para acrescentar é que hoje nós estamos plantando apenas uma sementinha, temos muito a fazer pela frente, peço que esqueçam os benefícios de programas sociais e tenham iniciativas próprias. Façam por vocês, tomem frente e realizem os sonhos que buscam, só assim é possível crescer. Com determinação  e muito trabalho todos podem melhorar de vida.”

Os programas “Cidadão Mirim-Cartório Sustentável” e “Cidadão Mirim-Artes Marciais”, desempenham ações desde o ano de 2013 e atualmente atendem 184 pessoas entre crianças e adultos, com a cooperação da empresa Mineradora Beadell Brasil Ltda., Ministério Público Estadual e Justiça do Amapá.

-Macapá, 09 de setembro de 2016

-Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD