Crônicas de magistrado amapaense são publicadas em livro do CNJ
A corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou no último dia 23 de agosto o livro “A Justiça Além dos Autos”. A edição é uma homenagem à magistratura brasileira, e reúne em 504 páginas, 173 casos peculiares vivenciados por magistrados de todo o país no exercício de sua atividade.
Dentre as histórias selecionadas que foram publicadas na obra literária estão inseridas quatro crônicas de autoria do Desembargador Gilberto de Paula Pinheiro, do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP).
São elas: “A Onça que Comeu a Urna”: que narra um caso pitoresco que aconteceu durante a campanha eleitoral no município de Chaves, no Estado do Pará, no ano de 1990, sobre a impossibilidade da divulgação em 24 horas do resultado da votação na região do processo de escolha do novo presidente do Brasil.
“Projeto Pirralho”: conta sobre o projeto de cunho social elaborado e lançado pelo Desembargador Gilberto Pinheiro quando assumiu a presidência do Tribunal de Justiça do Amapá, em 1997, voltado aos jovens na faixa etária entre 12 e 18 anos, de preferência que estivessem em situação de risco e vulnerabilidade social.
“Pecados da Alma”: uma narrativa sobre o julgamento do caso de uma mulher que ceifara a vida do marido após encontrá-lo em seu leito conjugal com outra mulher.
“ABC da Cidadania”: relata sobre um projeto social de cunho eleitoral que serviu para alfabetizar eleitores que não sabiam escrever o nome e que contou com auxílio de professores e de material didático para capacitá-los através da realização de cursos.
“Essas quatro crônicas publicadas pelo Conselho Nacional de Justiça refletem um pouco das nossas atividades como delegado de polícia, advogado, promotor, juiz e desembargador. Tenho dezenas de crônicas publicadas em jornais do Amapá que narram peculiaridades do nosso Estado”, disse o desembargador.
Acesse o livro A Justiça Além dos Autos no link: http://www.cnj.jus.br/files/conteudo
-Macapá, 05 de setembro de 2016-
-Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
- Detalhes
- Criado: Domingo, 04 Setembro 2016 23:39