Justiça do Amapá realiza curso de conciliação e mediação para agentes penitenciários do Iapen
A Justiça do Amapá, por meio da Vara de Execuções Penais da Comarca de Macapá e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), com o apoio da direção da Escola Estadual São José, que funciona no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), realiza o Curso de Mediação e Conciliação, que tem como objetivo preparar agentes penitenciários, educadores e demais profissionais para atuarem nos conflitos que ocorrem no âmbito do sistema carcerário do Amapá. (VISUALIZAR FOTOS)
Ministrado pela juíza Joenilda Lenzi, coordenadora da Central de Conciliação da Comarca de Macapá, e pelos instrutores do NUPEMEC, Mário Mendonça e Sônia Ribeiro, a capacitação tem carga horária de 20 horas, e encerra nesta sexta-feira (02/09) com a certificação aos participantes.
A iniciativa é pioneira e na abertura a desembargadora Sueli Pini destacou a relevância do evento e o comprometimento da Justiça do Amapá em preparar servidores do IAPEN nas técnicas compositivas e restaurativas.
“Nos preparamos para esse momento. Criamos a Central de Conciliação no Fórum de Macapá que hoje é uma verdadeira unidade de tratamento de conflitos. Depois instalamos núcleos de conciliação em diversos estabelecimentos de ensino superior em cooperação com as faculdades. Criamos também os núcleos de solução de conflitos nas escolas. E agora, mais uma vez saindo à frente, implantamos pela primeira vez no Brasil um núcleo de conciliação e mediação dentro de uma penitenciária. Tudo isso graças a dedicação e ao valoroso trabalho realizado por todos que fazem parte da equipe do NUPEMEC”, enfatizou
A Juíza de Direito da Vara de Execuções Penais da Comarca de Macapá, Fabiana da Silva Oliveira, ressaltou a importância do trabalho que será desempenhado pelos profissionais após a formação no curso.
“Esse é o caminho. Não podemos vendar os olhos para o futuro. Sabemos que as pessoas que estão cumprindo suas penas no IAPEN, cometeram crimes e estão pagando por eles. A nossa obrigação é mitigar problemas e trabalhar para recuperar essas pessoas. E é isso que estamos empenhados em fazer, capacitando os agentes e educadores do Iapen para atuarem de forma técnica e aperfeiçoada na resolução de conflitos entre os socioeducandos”.
-Macapá, 02 de setembro de 2016-
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Quinta, 01 Setembro 2016 22:05