Justiça do Amapá realiza avaliação das ações dos Núcleos de Mediação de Conflitos nas escolas

mediariapen 21Considerando os preocupantes índices de crime e conflitos violentos nas escolas, o Tribunal de Justiça do Amapá, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC/TJAP), reuniu com mediadores escolares para avaliar e planejar a continuidade das ações do programa de Mediação Escolar implantado em instituições de ensino. (VISUALIZAR FOTOS)

mediariapen 25No encontro, os diretores das escolas, coordenadores pedagógicos, coordenadores dos núcleos de mediação de conflitos e membros do NUPEMEC, avaliaram e planejaram a execução de ações estratégicas que venham contribuir na redução das ocorrências de atitudes violentas nas escolas.

mediariapen 2A Presidente do TJAP, Desembargadora Sueli Pini, explanou aos profissionais e pediu-lhes empenho e dedicação para consolidar as oportunidades de resolução dessas demandas da melhor forma possível, evitando que se recrudesçam e se tornem casos mais graves no âmbito das escolas.

“Nós precisamos aprender a resolver melhor nossos conflitos de interesses e parar de colocar a solução deles somente na mão do Estado. Precisamos investir nas novas gerações, ensinando-os a bem solucionar conflitos de forma amigável e correta. Essa tem sido uma das metas da Justiça do Amapá, contribuindo para a prevenção de lides processuais. Contamos com a sociedade para alcançar esses necessários resultados”, destacou a Desembargadora.  

Para o instrutor do NUPEMEC Mário Mendonça, o encontro foi um proveitoso momento de reflexão sobre as razões dos conflitos no ambiente escolar e uma oportunidade para criação de parâmetros para o planejamento das atividades a serem desenvolvidas com o intuito de diminuir o índice de violência nas escolas.

mediariapen 5“Essa reunião serviu para avaliarmos as ações que estamos realizando nos núcleos de mediação no ambiente escolar, além de planejarmos medidas essenciais que possibilitem o desenvolvimento da pacificação social na escola, na família e na comunidade”, ressaltou.

O Tribunal de Justiça já instalou Núcleos de Mediação nos seguintes estabelecimentos de ensino: Escolas Estaduais Azevedo Costa, Maria de Nazaré, Pereira, Vasconcelos, Josefa Jucileide Amoras Colares, Gonçalves Dias, São José (IAPEN), Dom Pedro I (Mazagão), Joaquim Nabuco e Campus Binacional da UNIFAP (Oiapoque).

Com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a política da pacificação social e a cultura da paz nas escolas, no próximo dia 15 de setembro, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJAP vai promover o 1º Encontro de Mediadores do Estado. O evento acontecerá no Plenário do TJAP, a partir das 16 horas.

- Macapá, 06 de setembro de 2016 -

Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

YouTube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD