Boas práticas fazem com que 3ª Vara Cível de Santana permaneça com taxa zero de congestionamento de processos

civelsantana 7A 3º Vara Cível da Comarca de Santana completa no mês de setembro um ano de integral cumprimento das metas delineadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Justiça do Amapá em relação à eficiência e produtividade dos serviços jurisdicionais.

civelsantana 1Em 2015, a 3ª Vara Cível de Santana foi à primeira Vara Cível do Estado do Amapá e a primeira Vara da Comarca de Santana a conseguir atingir o “zero absoluto”, ou seja, não só zerando todos os processos conclusos para o julgamento do magistrado, mas também todos os cumprimentos de expedientes da secretaria. Essa somatória de esforços possibilitou que mantivessem os números nesses níveis e alcançassem taxa de congestionamento zero no Sistema Tucujuris do TJAP.

Para alcançar a meta plena, seguindo os padrões do CNJ, o Juiz José Bonifácio Lima da Mata, em conjunto com os servidores, realizou um mutirão interno durante três meses tanto em seu gabinete como na secretaria. Foram sábados, domingos e feriados que a equipe deslocou-se para o Fórum de Santana determinada em colocar a unidade completamente em dia.

Com essa iniciativa, magistrado e servidores conseguiram zerar todos os processos conclusos no gabinete e depois partiram para a secretaria. O próprio juiz conta que aprendeu com os servidores a cumprir expediente e ajudou na resolução das demandas, motivando ainda mais sua equipe.

civelsantana 13O Juiz entente que não basta o magistrado zerar todos os processos que estão conclusos em seu gabinete, há também que estimular e incentivar os serventuários a cumprir todos os itens da meta da secretaria, e continuar trabalhando diuturnamente para manter os padrões exigidos.

“Para se ter uma taxa de congestionamento em níveis aceitáveis, é necessário baixar (extinguir) a maior quantidade de processos; desse modo se reduz a quantidade de ações pendentes. Caso esses processos sejam todos baixados, a tendência é diminuir a taxa de congestionamento, inclusive levando a valores negativos”, definiu o magistrado.

Com muita força de vontade e dedicação, em apenas 60 dias eles conseguiram atingir a meta, baixando de mais ou menos 1.500 processos que estavam em trâmite para 795. Após a conquista o magistrado explica o que mudou no funcionamento da Vara e como a iniciativa contribuiu para que mantivessem a regularidade.

“A Vara começou a trabalhar de uma forma que os advogados têm suas decisões dentro do prazo, as partes são atendidas de acordo com as suas expectativas e conseguimos diminuir o ritmo de trabalho. Por esse motivo solicitei a Corregedoria do Tribunal a redução de horário de uma hora para todos os servidores”, explicou.

Com esses valorosos resultados a 3ª Vara Cível de Santana conseguiu obter através da Corregedoria Geral do TJAP o regime diferenciado de registro de ponto aos servidores, com redução em uma hora na jornada de trabalho dos servidores da Vara, implantado pelo Ato Conjunto nº 374/2015.

Números da 3ª Vara Cível de Santana de 2015

Processos extintos e arquivados – 1.548

Processos novos – 1.177

Processos pendentes – 319

Processos em trâmite – 876

Taxa de congestionamento – 0,00

civelsantana 9O Assessor Jurídico daquela Vara Cível de Santana, Antônio Felipe Silva Santos, explica que eles sempre trabalharam muito para manter os bons resultados, só que a linha de ação não era efetiva e os números não apareciam.

Uma das mais relevantes mudanças, segundo o Assessor, foi que a Vara passou a trabalhar com relatórios de cumprimento de expediente e a Assessoria Jurídica, junto com o magistrado, com relatórios de despachos e sequências.

“Agora priorizamos sempre os prazos a vencer, não esperamos por prazos vencidos. Todos os servidores entenderam que os processos precisam receber respostas dentro de um prazo razoável e nesse pensamento nos preocupamos em diminuir o trâmite do processo dentro da secretaria”, explicou o Assessor.

É notória a boa relação entre o magistrado e sua equipe, formada por 4 técnicos Judiciários, 3 Analistas e 1 bolsista. Com compromisso e vontade de resolver as demandas, a 3ª Vara Cível de Santana alcançou números de excelência refletidos pela exemplar atuação dos servidores e do magistrado.

-Macapá, 30 de agosto de 2016-

 -Assessoria de Comunicação Social

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