Cerimônia a bordo de Navio da Marinha do Brasil dá início a mais uma jornada de Justiça e Cidadania
Nesta quarta-feira (17) o Navio Auxiliar Pará foi palco da cerimônia de abertura dos trabalhos da ação Rios de Cidadania, de iniciativa da Marinha do Brasil, e que nesta edição congrega as atividades da 121ª Jornada da Justiça Itinerante Fluvial, que há 20 anos é realizada no Arquipélago do Bailique. A embarcação que seguiu hoje para o Distrito ficará ancorada na Vila Progresso no período de 18 a 24 de agosto. (VISUALIZAR FOTOS)
A Presidente do TJAP, Desembargadora Sueli Pini, destacou que esta ação é de essencial relevância para o Judiciário, que tem o orgulho de completar duas décadas com o programa Justiça Itinerante. A magistrada disse ainda que a expectativa é que durante esses sete dias sejam alcançados números recordes de atendimento.
“Estamos retornando às nossas origens, pois a primeira Jornada do Judiciário, em 1996, foi feita com o apoio da Marinha do Brasil, que disponibilizou a época uma corveta, e 20 anos depois estamos juntos novamente, agora com vários outros órgãos, levando serviços judiciais, médicos e de cidadania à região ribeirinha. Tenho certeza que todos estão em comunhão para uma empreitada histórica”, exaltou a presidente.
O Judiciário do Amapá disponibilizará na ação atendimentos jurisdicionais com audiências cíveis e criminais, cursos de mediação escolar e comunitária, palestras e a realização do casamento na comunidade, com a oficialização de união e ainda a cerimônia de renovação de votos matrimoniais.
A ação Rios de Cidadania conta ainda com a cooperação do Ministério Público Estadual, Governo do Amapá, Assembleia Legislativa e Prefeitura de Macapá.
O Governador do Estado, Waldez Góes, ressaltou o esforço conjunto dos órgãos em favorecer os homens e mulheres ribeirinhos que cooperam diariamente para que o Estado do Amapá seja o mais preservado do país.
“Se o Amapá ainda hoje pode festejar a marca de Estado com a maior preservação de sua flora e fauna do Brasil é porque devemos muito aos ribeirinhos, índios e caboclos. Todo o esforço que nós fizermos, certamente ainda será pouco para retribuir tamanha contribuição que ao longo de toda a história essa sociedade tem dado”, destacou o gestor do Executivo.
O Capitão de Mar e Guerra e comandante do Grupamento de Patrulhamento Naval do Norte, Juliano Teixeira de Freitas, disse que o Navio Auxiliar Pará está pronto para atender aos compromissos assumidos pela Marinha junto às instituições.
“Essa etapa do convênio servirá para confirmar nossas expectativas, principalmente a de atender às aspirações da população em receber tantos serviços essenciais”, finalizou.
- Macapá, 17 de agosto de 2016 -
Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa “Conciliando as Diferenças”- Rádio 96.9 FM
Programa “A Justiça em Casa- Rádio”- 96.9 FM
Programa “Nas Ondas do Judiciário”- 630 AM
Programa “Justiça Por Elas”- 96.9 FM
- Detalhes
- Criado: Quarta, 17 Agosto 2016 15:00