Justiça do Amapá homenageia os Advogados pela celebração da advocacia
11 de agosto, data em que se comemora a instalação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil e, conseqüentemente, o Dia do Advogado, remete à data em que foram instituídas, no ano de 1827, as duas primeiras faculdades de Direito do Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco – depois transferida para a cidade de Recife em 1854. A comemoração do Dia do Advogado, no Brasil, é, antes, uma celebração sobre o início do ensino das disciplinas jurídicas em solo brasileiro.
No Amapá, a criação da OAB/AP começou a ser escrita em uma sessão solene, realizada no dia 9 de dezembro de 1953, tendo como local o antigo edifício do Fórum da Capital e contou com a presença do Governador do Território Federal do Amapá, Major Janary Gentil Nunes, além de magistrados, advogados, serventuários da justiça, jornalistas e comunidade.
Mas foi no dia 1º de fevereiro de 1977, em ato solene no Fórum de Macapá, presidido pelo presidente pró-tempore, advogado Pedro Petcov, que deu-se a posse do mandato de 2 anos ao primeiro presidente da Ordem, Dr. José Newton Campbell Moutinho e dos membros do Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil- Secção Amapá.
De lá pra cá, renomados advogados passaram pela instituição e elevaram o nome da OAB/AP através dos relevantes serviços prestados ao cidadão amapaense.
Waldemar de Abreu Brazão Filho; Frederico dos Santos Marinho, Olimpio Palhares Ferreira, Francisco Souza de Oliveira, José Wagner Costa Gomes, Evaldy Mota de Oliveira, Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, (hoje Desembargadora Federal), Manoel de Jesus Ferreira de Brito e Carlos Augusto Tork de Oliveira (ambos atualmente Desembargadores do Tribunal de Justiça do Amapá) e muitos outros, são nomes ilustres que atuaram e ainda atuam na advocacia amapaense.
A OAB/AP cresceu e se tornou uma das seccionais mais importantes da Região Norte. A prova disso é que a instituição conta com 2.328 mil membros, sendo 1.461 homens e 1.164 mulheres.
A Justiça do Amapá presta a todos os advogados do Amapá e do Brasil, a mais honrosa homenagem pelo Dia do Advogado. Que este dia seja de comemoração e de valorização da advocacia, serviço indispensável à distribuição da justiça. Parabéns!
-Macapá, 10 de agosto de 2016-
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Quarta, 10 Agosto 2016 09:58