Supervisores do curso de formação em mediadores apresentam relatório de atividades do primeiro semestre

3ªreuniao 12

Na terceira reunião de supervisão do curso de práticas de mediação, foi apresentado o balanço das atividades realizadas pelos mediadores e conciliadores em formação. Os dados revelaram resultados frutíferos para a prática da conciliação e mediação nos Centros Judiciários de Solução de Conflito e Cidadania – CEJUSCs (Centrais de Conciliação).

Desde o início do estágio supervisionado até o dia 07 de julho deste ano, os alunos participantes do curso de mediação atuaram como estagiários nas sessões de conciliação e mediação, onde puderam colocar em prática todos os métodos e técnicas que aprenderam na etapa teórica do curso de formação continuada em métodos alternativos de resolução de conflitos.

3ªreuniao 8Nesta reunião, foi apresentado o levantamento das atividades realizadas durante o estágio supervisionado e os relatórios das audiências processuais apontam que cerca de 42% resultaram em acordo. Já na área pré-processual o percentual foi ainda maior, cerca de 72% chegaram à composição do conflito, um número bastante significativo para os mediadores em formação que estiveram presentes nas sessões conciliatórias, com o devido supervisionamento dos capacitadores.

O relatório das atividades serviu para mapear o atendimento realizado no período do estágio supervisionado, de 21 de março a 07 de julho de 2016, e acompanhar a evolução dos conciliadores e mediadores em formação.

3ªreuniao 10A instrutora do NUPEMEC e supervisora dos alunos em formação, Sônia Ribeiro, pontuou a questão do nível de desenvolvimento das demandas processuais e pré-processuais que aportam nas Centrais de Conciliação, onde são realizadas as sessões conciliatórias.

“Pela prática adotada é perceptível que a positividade das composições nas demandas pré-processuais está mais elevada do que nas causas já judicializadas. As pessoas chegam aqui buscando um acordo rápido e proveitoso para todos os envolvidos, por isso, a importância da aplicação de técnicas adequadas de conciliação e mediação. O nosso Judiciário vem buscando melhorias no atendimento ao jurisdicionado de diversas formas, uma delas é através da formação de conciliadores e mediadores para atuar na resolução dos conflitos”, disse.

3ªreuniao 4A tarefa final para a conclusão do estágio supervisionado, com o objetivo de atender a vertente da cidadania dos CEJUSCs, é a elaboração de um projeto de Prática Social Comunitária, onde os participantes se dividirão em três equipes para trabalhar nas áreas de Família, Cível e Juizados Especiais, atendendo famílias e comunidades do Município de Macapá.

O projeto deverá ser entregue até o dia 29 de julho, quando será submetido ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), para a execução das atividades nos meses de agosto, setembro e outubro.

3ªreuniao 7Além disso, estão programados mais dois cursos para os alunos do curso de formação. Um de técnicas de atermação e elaboração do termo de audiência e outro de práticas restaurativas, complementando a capacitação da primeira turma de 2016. Assim, esse grupo de conciliadores e mediadores estará apto à certificação durante a XI SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO, que ocorrerá no período de 21 a 25 de novembro deste ano.

3ªreuniao 14“Estamos preparando a solenidade de certificação para essa turma que finalizou a etapa teórica exatamente no dia em que o Novo Código de Processo Civil entrou em vigor (18/03/2016). Isso tem um simbolismo importante e servirá de incentivo aos participantes que estão se dedicando com afinco às atividades propostas na etapa do estágio supervisionado”, finalizou a Presidente do TJAP e do NUPEMEC, Desembargadora Sueli Pini.

-Macapá, 14 de julho de 2016-

 -Assessoria de Comunicação Social

 Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

 Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

 YouTube: TJAP Notícias

 Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

 Instagram: @tjap_oficial

 Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

 Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

 Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD