Fé e Devoção durante a Peregrinação da Imagem da Virgem de Nazaré ao TJAP
- Macapá, 21 de setembro de 2012-
Uma manhã especial e emocionante. Magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Amapá estiveram reunidos para receber a imagem da Virgem de Nazaré, que está em peregrinação por órgãos públicos e entidades privadas desde o dia 10 de setembro.
Na chegada ao Tribunal, muitas demonstrações de fé e devoção à Virgem. Após o recebimento da imagem no hall de entrada do TJAP, os fiéis seguiram em cortejo até o Plenário. A imagem foi levada pelos Diretores Veridiano Colares, Suzivaldo Monteiro, Rosywan Cantuária e Antero Machado. A Juíza Stella Simonne fez a Oração de Acolhida da Imagem Peregrina. Logo após a Procissão de Acolhida, o Bispo de Macapá, Dom Pedro Conti, deu início à Missa.
O Juiz Mário Mazurek, como sinal da entronização da Bíblia, levou até o altar o Livro Sagrado.
Durante a oração da Assembleia, a Juíza Alaíde Maria rezou para que a Igreja seja sempre um sinal visível e anunciadora de Salvação; o diretor-geral, Veridiano Colares, pediu Pelo Papa, pelos Bispos, Sacerdotes, Missionários e Missionárias para que sejam sustentados na fé e fortalecidos pela presença do Espírito Santo; a diretora de Contratos e Convênios, Marilda Auzier, rezou por todo o povo de Deus que peregrina com Maria, para que sejam sempre mais comprometidos com sua fé e abertos a acolher a sua Palavra. Na oração feita pela Diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, Rosilene Campos, foi pedido por todas as nossas famílias, para que o Senhor as abençoe e livre de todo o mal, fortalecendo-as nos momentos de provações com a força da fé. O diretor da Comissão de Licitação, Antero Machado, pediu à Virgem de Nazaré para que, com sua imensa generosidade e amor, interceda junto a Deus PAI e peça pela saúde dos servidores, magistrados e familiares. O chefe de Gabinete da Presidência, José Façanha, pediu à Virgem de Nazaré que guie e oriente nossos dirigentes, em especial o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Mário Gurtyev de Queiroz, para que dirija e conduza com sabedoria, discernimento e a grandeza do amor de Deus a Justiça do Amapá.
Um outro momento marcante da Celebração foi o Ofertório. Junto ao pão e o vinho foram apresentados diante do Altar do Senhor a vida de todos os trabalhadores e trabalhadoras, que fazem parte do Poder Judiciário. Como referência às ferramentas de trabalho dos Magistrados, foram ofertadas a Toga, como sinal da caminhada profissional de Desembargadores e Juízes, e a Deusa da Justiça, retratada com venda nos olhos, traduz o propósito da objetividade nas decisões, por dispensar o mesmo tratamento a todos, independentemente das condições de cada um.
Ainda durante a Procissão das Ofertas, a servidora Áurea Cristina Botelho entregou um Kit saúde, que simbolizou a Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA. O tema objetiva refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos, e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde.
Servidores e magistrados também aproveitaram o momento do Ofertório para entregar alimentos não perecíveis.
Ao término da Celebração, o momento foi de confraternização após terem se alimentado da Santa Eucarístia. O Bispo Dom Pedro Conti abençoou a cada um e, em especial, à servidora Iracema Galvão do Carmo que aniversaria hoje. A imagem da Virgem permanece no Tribunal de Justiça até as três da tarde desta sexta-feira.
Texto: Bernadeth Farias
Assessora de Comunicação Social
- Detalhes
- Criado: Sexta, 21 Setembro 2012 12:19