Juízes Luiz Kopes e Carlos Fernando lançam livros sobre Direito do Meio Ambiente
A cerimônia de lançamento aconteceu no hall do Tribunal de Justiça do Amapá e contou com as presenças de magistrados, servidores, membros do Ministério Público, advogados, acadêmicos de Direito, familiares dos autores e imprensa. (VISUALIZAR FOTOS)
Os autores e anfitriões, os juízes Carlos Fernando Silva Ramos, titular da 4ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões da Comarca de Macapá e Luiz Carlos Kopes Brandão, titular da Vara Única da Comarca de Ferreira Gomes, lançaram dois livros que apresentam temáticas voltadas à área do Direito Ambiental, com destaque para o Direito Processual Civil Ambiental e a Proteção dos Animais.
O livro lançado pelo juiz Carlos Fernando Silva Ramos, tem o título “Possibilidade da Relativização da Coisa Julgada nas Ações Civis Públicas Ambientais”.
“Devo muito esse momento aos meus pais que sempre me incentivaram a estudar. Fui aluno de escola pública desde pequeno e nunca me desviei de meus objetivos. Sempre soube onde queria chegar. E esse livro dedico a eles, que sempre estiveram ao meu lado em todos os momentos da minha vida”, disse o magistrado emocionado.
Já o livro do juiz Luiz Carlos Kopes Brandão, aborda o “Direito dos Animais” e insere-se no âmbito do Direito Ambiental, e seu propósito é mostrar a formação e a consolidação do paradigma antropocêntrico (a espécie humana como centro do universo e superior a todas as outras espécies) na filosofia ocidental e, por conseguinte, na legislação, a respeito dos animais, e questionar esse mesmo paradigma, mostrando o que já vem sendo feito em outros países.
“Quero mostrar com o livro que o animal, seja ele um cão, um gato ou qualquer outro, não é uma ‘coisa’, algo que se tem como produto e que pode ser usado, abusado e depois descartado. Os animais têm seus direitos garantidos por lei e devem sim ser respeitados. E essa é a real finalidade, mostrar que os animais têm vida e merecem a liberdade de vivê-las livres da agressão do ser humano”, enfatizou.
Acadêmicos dos cursos de Direito de diversas instituições prestigiaram o evento. E uma estudante que cursa o 7º ano do ensino fundamental, Ádria Gabrieli de 11 anos de idade, chamou a atenção. Ela insistiu muito com os pais para que eles a trouxessem até Macapá para participar do evento e comprar o livro do Juiz Luiz Kopes.
“Sempre fui apaixonada por animais. Tenho cinco cães e dois gatos e sei da nossa importância para eles. Quando soube do lançamento do livro não pensei duas vezes em comprá-lo para ler. Eu sempre busco respostas para o porquê de tanta violência contra os animais e espero que este livro me ajude a encontrá-las. Afinal, no futuro quero ser uma médica veterinária”, disse a estudante.
A presidente do TJAP desembargadora Sueli Pini destacou que esse é um momento muito importante para a Justiça amapaense e tem que ser comemorado.
“Escrever um livro sobre um tema tão atual e polêmico que fala sobre questões ambientais é da mais alta relevância não só para nós que vivemos em uma das maiores reservas ambientais do planeta, a Região Norte, mas como para todo o mundo. E ter como autores dessas duas obras preciosas dois colegas da magistratura, é mais gratificante ainda. Espero que sigam em frente e escrevam mais livros, para que muitos possam se instruir através deles”, finalizou.
-Macapá, 23 de junho de 2016-
Assessoria de Comunicação TJAP
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
YouTube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa A Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
- Detalhes
- Criado: Quinta, 23 Junho 2016 07:12