O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Justiça do Amapá celebra 21 anos de relevantes atividades

             -Macapá, 05 de Outubro de 2012-

“Nós estamos reunidos, nesta data, para comemorarmos os 21 anos de existência da Justiça do Amapá”. Foram as palavras pronunciadas pelo Desembargador Mário Gurtyev de Queiroz, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, na abertura da Sessão Solene em comemoração à alusiva data. A Sessão realizada no Plenário do TJAP aconteceu na manhã desta sexta-feira (05.10), com as presenças de Desembargadores, Juízes, servidores do Judiciário, membros do Ministério Público, advogados e colaboradores.        (FOTOS DA SESSÃO SOLENE)

Após a abertura pelo Desembargador-Presidente, o Coral do Tribunal de Justiça entoou a canção Amigos para Sempre. Em seguida, o Hino da Justiça, composto pelo Desembargador Federal Vicente José Malheiros da Fonseca, membro do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região do Pará. O Hino foi um presente do Desembargador ao Tribunal de Justiça do Amapá, em 10/11/2009, durante a solenidade de abertura dos Trabalhos da 8ª Região, no Plenário do TJAP.

Em seguida, o Juiz Mário Mazurek iniciou os pronunciamentos. Bastante emocionado,  ele parabenizou a todos que construíram a história do Judiciário Amapaense. Em seguida, a Procuradora-Geral de Justiça do Estado, Drª Ivana Franco Cei, também deixou a emoção aflorar ao falar da relação de respeito que existe entre as duas instituições.

Já a Desembargadora Sueli Pini, ao falar sobre a atuação do Judiciário local, destacou a jovialidade da Instituição. Mas lembrou da maturidade atingida nesses 21 anos. Resultado do empenho, seriedade e comprometimento de seus integrantes na busca de melhor prestar atendimento jurisdicional, especialmente, às demandas mais distantes da capital.

O Desembargador Luiz Carlos, Vice-Presidente da Casa, ao homenagear os Desembargadores, Juízes e servidores, o fez “in memorium” a algumas personalidades que contribuíram com a construção da Justiça do Estado, dentre eles o Desembargador Benedito Antônio Leal de Mira, os Juízes Francisco Souza de Oliveira e Emanuel Moura Pereira, e os servidores Sérgio Cascaes e Mauro Gama.

Em seu discurso, o Desembargador Mário Gurtyev de Queiroz fez um breve relato da consolidação e do fortalecimento da Justiça do Amapá nesses 21 anos de instalação. Ele, baiano da cidade de Itaberaba, sertão baiano, declarou que, quando da instalação da Justiça do Amapá em 1991, já era “inegavelmente um cidadão amapaense”. Ao término do discurso, o Desembargador-Presidente pediu um “VIVA A JUSTIÇA DO AMAPÁ”.

Clique aqui e confira na integra o discurso do Presidente

Texto: Edson Carvalho

Assessoria de Comunicação Social

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD