O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Juíza realiza reunião para realinhar informações entre Cartórios e a Previdência Social sobre certidão de óbito

-Macapá, 10 de outubro de 2012-

A Corregedora dos Cartórios Extrajudiciais do Amapá, juíza Liége Cristina de Vasconcelos Ramos Gomes, titular da 1ª Vara Cível de Macapá, reuniu com o Procurador da República, Almir Sanches; com a Procuradora da Advocacia Geral da União, Ana Carolina Garcez; com o Gerente Executivo do INSS em exercício, Mauro Guimbal, e com os tabeliães dos Cartórios Cristiane Passos, Jesuína Oliveira e Maria de Fátima dos Santos Rosa. Na pauta do encontro, o realinhamento das informações que são encaminhadas pelos respectivos Cartórios ao INSS/AP.

Segundo a corregedora, é preocupante o número de pessoas falecidas que não possuem a lavratura de seus óbitos junto aos cartórios extrajudiciais. Ela toma por base o expressivo número de processos em andamento, somente na Vara onde é titular, com pedido de registro tardio de óbito e de procedimentos instaurados juntos aos órgãos da Previdência e Procuradorias para a apuração de irregularidades.

Outra preocupação refere-se ao cruzamento de informações desencontradas entre cartórios e o órgão previdenciário. Atentos a essas brechas, grupos infiltrados vem atuando na prática de fraudes, recebendo o benefício de pessoas já falecidas. Na reunião, os participantes discutiram, além destas questões, as responsabilidades e os instrumentos viáveis com o fim de assegurar a veracidade e a atualidade das informações nos casos de óbitos, confirmados com a expedição do respectivo documento declaratório, pelos cartórios, a fim de inibir a proliferação de elementos fraudadores.

A reunião aconteceu na data de hoje, no INSS, e serviu, ainda, para reforçar as relações entre a Justiça do Estado e as entidades envolvidas, no intuito de estreitar parceria institucional, no respeitante ao melhoramento dos serviços públicos e o combate às lesões ao erário.

Texto: Edson Carvalho

Assessoria de Comunicação Social

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD