Seminário sobre métodos alternativos de resolução de conflitos é promovido por acadêmicos de Direito
A Juíza Joenilda Lenzi, coordenadora da Central de Conciliação da Comarca de Macapá, e a instrutora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos, Sônia Ribeiro, participaram de seminário organizado pela Faculdade FAMA para acadêmicos do 7º e 10º semestres do curso de Direito. (VISUALIZAR FOTOS)
Durante o evento, a magistrada apresentou aos estudantes as práticas inovadoras de métodos alternativos de resolução de conflitos desenvolvidas pelo Judiciário amapaense e falou da importância que elas têm para a execução dessas atividades.
“No Brasil a mediação está começando, mas em nível mundial já existe há muito tempo. Precisamos não só dessa mudança de métodos, mas mudança também de mentalidade, e vocês estão convidados a participar desse novo tempo da Justiça brasileira”, disse a juíza aos estudantes.
O evento também contou com a explanação da Assessora Jurídica do Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (PROCON/AP), Eliane Albuquerque, que falou sobre o convênio com o TJAP que possibilita a utilização da Central de Conciliação de Macapá e das demais comarcas para a realização de audiências pré-processuais.
“É importante que a comunidade conheça os seus direitos e saiba que existe um caminho mais curto para resolver as suas demandas. Estamos mostrando à sociedade uma forma de solucionar seus conflitos em um tempo menor com a parceria do TJAP. Antigamente fazíamos oito audiências por semana e agora, com o novo espaço, conseguimos aumentar para cerca de 20 audiências semanais”, destacou.
Para a instrutora do NUPEMEC e professora de Direito da Faculdade FAMA, Sônia Ribeiro, encontros como esse resultam na produção de conhecimento e compartilhamento de experiências para que os alunos se tornem excelentes profissionais no futuro.
“É fundamental essa parceria que a FAMA tem com o Tribunal de Justiça porque mostra o compromisso que o Judiciário tem com a produção de conhecimento. Espero que eles aproveitem cada uma das informações e que sejam úteis para as suas vidas”, pontuou a instrutora do TJAP.
Dentro da programação do seminário também houve a apresentação de artigos por parte dos acadêmicos com o tema “Conciliação e mediação como meios de solução de conflitos”, além de apresentações culturais organizadas pelos próprios estudantes.
-Macapá, 06 de junho de 2016
-Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
- Detalhes
- Criado: Segunda, 06 Junho 2016 02:17