Encerramento do curso de Conciliação nas Relações de Consumo para servidores do PROCON

 proconencerra 16O curso que teve duração de três dias, foi coordenado pelas instrutoras do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJAP (NUPEMEC), Sônia Ribeiro e Conceição Meireles, e teve como objetivo capacitar servidores, técnicos e estagiários do PROCON- Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Amapá, para melhorar o desempenho de suas atividades profissionais. (VISUALIZAR FOTOS)

 proconencerra 28A capacitação foi marcada por muitos aprendizados, novas técnicas e habilidades para a equipe de trabalho que forma o Instituto e, que, a partir de agora, trabalhará a aplicabilidade desses conhecimentos nas demandas que chegam ao órgão de proteção ao consumidor.

 proconencerra 27Até nos momentos de descontração os participantes colocaram em prática o conteúdo que aprenderam através de muitas dinâmicas. As apresentações de paródias de músicas feitas por eles foi o ponto alto do curso, onde todos falaram sobre relações de consumo e técnicas de conciliação de uma forma descontraída, fácil de aprender e de ser executada.

 proconencerra 30O Desembargador Gilberto Pinheiro, presidente da Corte em exercício, presente no encerramento do curso, destacou a importância da conciliação. “O que deixo hoje, aqui, é que todos procurem, a partir de agora, sempre a conciliação. O que a população busca é resultado, e resultado positivo para todas as partes envolvidas se consegue através da conciliação. Eu parabenizo a todos que participaram do curso, desejo que continuem se aperfeiçoando e sei que vão colocar em prática o que aqui aprenderam na busca de melhorar cada vez mais os serviços prestados à população.”

 proconencerra 33Jamaira Rodrigues de Oliveira é servidora do PROCON de Santana e diz que as práticas de conciliação já estão sendo ofertadas pelos servidores que ali trabalham. “É sempre muito gratificante para o servidor quando as partes saem com um sorriso no rosto, satisfeitas por terem resolvido seus conflitos de uma forma amigável e positiva para todos. O curso trouxe novas técnicas que serão utilizadas na busca da resolução dos problemas da sociedade da melhor forma possível.”

 proconencerra 34A Assessora Jurídica do PROCON/AP, Eliane Albuquerque, destacou os resultados do Termo de Cooperação Técnica celebrado entre a Justiça do Amapá e o Instituto de Defesa do Consumidor. “A parceria que firmamos trouxe grandes avanços na resolução dos conflitos que envolvem as relações de consumo. Nós, que somos servidores do Instituto, precisávamos de um tempo para buscar conhecimentos; passávamos muito tempo trabalhando e hoje saímos daqui renovados, com novos aprendizados e preparados para prestar um melhor atendimento aos consumidores.”

 proconencerra 13Sônia Ribeiro, instrutora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos falou sobre a importância da participação ativa dos servidores no curso. “Esse feedback é muito importante para que tenhamos a certeza de que o curso está sendo proveitoso; os participantes nos deram essa resposta através das dinâmicas e das paródias que fizeram, e com isso nos sentimos honrados e felizes por poder proporcionar e receber conhecimentos através dessas iniciativas.”

Cerca de 130 pessoas entre técnicos, servidores e estagiários que fazem a triagem das reclamações que desaguam no PROCON participaram do curso de capacitação em conciliação e mediação denominado “Técnicas de Conciliação e Negociação nas Relações de Consumo”, que foi realizado no Plenário do Tribunal de Justiça do Amapá, no período de 23 a 25 de maio.

-Macapá, 30 de maio de 2016

-Assessoria de Comunicação Social

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