Servidores das Varas de Família da Comarca de Macapá participam de Palestra sobre Constelação Familiar
A 1ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões de Macapá realizou na manhã desta quinta-feira (19), na sala de Depoimento Sem Dano do Fórum da Capital, uma palestra sobre a Técnica da Constelação Familiar destinada aos servidores das Varas de Famílias da Capital.
A palestra foi ministrada pela servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), Iná Pinheiro Mendes, que abordou o método consensual de solução de conflito, em conformidade com a Resolução nº 125/2010 – CNJ, sobre a técnica da Constelação Familiar, criada e adotada pelo alemão Bert Hellinger, cuja prática está sendo difundida no Judiciário Brasileiro.
Vinte servidores das quatro Varas de Família de Macapá, além de convidados, como a juíza Elayne Cantuária, titular da 2ª Vara de Família e a Supervisora da Central de Conciliação, Conceição Meireles, conheceram a técnica que permite experimentar como o comportamento humano apresenta uma multiplicidade dos aspectos das conexões e interações familiares, de modo geral, percebendo e descrevendo a realidade tal como ela se manifesta, para auxiliar na resolução do conflito.
Mara Núbia, Chefe de Secretaria da 1ª Vara de Família de Macapá, destacou a importância da palestra para conhecer a nova técnica que será aplicada em audiências com a finalidade de auxiliar na resolução de conflito familiar.
“Essa técnica vai nos ajudar a encontrar caminhos mais curtos para que possamos resolver diversos tipos de conflitos familiares que são julgados aqui na Vara de Família. A metodologia vai nos dar uma noção para auxiliarmos o magistrado que vai realizar um julgamento humanizado dos casos que serão agendados”, destacou.
A palestrante Iná Pinheiro Mendes, Terapeuta Sistêmica de Constelação Familiar, destacou a eficiência da técnica consensual de solução de conflito e a importância da participação decisiva dos servidores do Judiciário na efetivação da metodologia para restabelecer a harmonia familiar.
“Estamos repassando as informações técnicas de como funciona a metodologia da constelação familiar para que seja implementada nas Varas de Família do Judiciário do Amapá para resolvermos conflitos que acontecem nas famílias. O desafio é estruturar cada família do Amapá, buscando saídas para encontrarmos a “cura da alma das pessoas”. O projeto é piloto e está sendo implementado na 1ª Vara de Família de Macapá com intuito estabelecer a pacificação e a convivência harmoniosa na vida das famílias do Estado do Amapá”, explicou.
O juiz Marcus Quintas, titular da 1ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões de Macapá exaltou a técnica sobre a Constelação Familiar que está sendo implementada no Judiciário do Estado do Amapá que visa a pacificação social.
“A 1ª Vara de Família de Macapá vai adotar a técnica da constelação familiar que auxilia os servidores e magistrados a identificar casos, seja na área de guarda, pensão alimentícia, separação, além dos conflitos que levam a necessidade da aplicação da técnica para instituir a ordem e a boa convivência na família. Nesta sexta-feira (20), vamos aplicar pela primeira vez a técnica da constelação familiar em um caso prático, julgando um processo judicial na 1ª Vara de Família de Macapá”, ressaltou.
-Macapá, 19 de maio de 2016
-Assessoria de Comunicação Social
Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá
You Tube: TJAP Notícias
Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial
Instagram: @tjap_oficial
Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM
Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM
Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM
- Detalhes
- Criado: Quinta, 19 Mai 2016 07:36