Servidores das Varas de Família da Comarca de Macapá participam de Palestra sobre Constelação Familiar

constelação

A 1ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões de Macapá realizou na manhã desta quinta-feira (19), na sala de Depoimento Sem Dano do Fórum da Capital, uma palestra sobre a Técnica da Constelação Familiar destinada aos servidores das Varas de Famílias da Capital.

constelação 7A palestra foi ministrada pela servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), Iná Pinheiro Mendes, que abordou o método consensual de solução de conflito, em conformidade com a Resolução nº 125/2010 – CNJ, sobre a técnica da Constelação Familiar, criada e adotada pelo alemão Bert Hellinger, cuja prática está sendo difundida no Judiciário Brasileiro.

constelação 6Vinte servidores das quatro Varas de Família de Macapá, além de convidados, como a juíza Elayne Cantuária, titular da 2ª Vara de Família e a Supervisora da Central de Conciliação, Conceição Meireles, conheceram a técnica que permite experimentar como o comportamento humano apresenta uma multiplicidade dos aspectos das conexões e interações familiares, de modo geral, percebendo e descrevendo a realidade tal como ela se manifesta, para auxiliar na resolução do conflito.

Mara Núbia, Chefe de Secretaria da 1ª Vara de Família de Macapá, destacou a importância da palestra para conhecer a nova técnica que será aplicada em audiências com a finalidade de auxiliar na resolução de conflito familiar.

constelação 17“Essa técnica vai nos ajudar a encontrar caminhos mais curtos para que possamos resolver diversos tipos de conflitos familiares que são julgados aqui na Vara de Família. A metodologia vai nos dar uma noção para auxiliarmos o magistrado que vai realizar um julgamento humanizado dos casos que serão agendados”, destacou.

A palestrante Iná Pinheiro Mendes, Terapeuta Sistêmica de Constelação Familiar, destacou a eficiência da técnica consensual de solução de conflito e a importância da participação decisiva dos servidores do Judiciário na efetivação da metodologia para restabelecer a harmonia familiar.

constelação 4“Estamos repassando as informações técnicas de como funciona a metodologia da constelação familiar para que seja implementada nas Varas de Família do Judiciário do Amapá para resolvermos conflitos que acontecem nas famílias. O desafio é estruturar cada família do Amapá, buscando saídas para encontrarmos a “cura da alma das pessoas”. O projeto é piloto e está sendo implementado na 1ª Vara de Família de Macapá com intuito estabelecer a pacificação e a convivência harmoniosa na vida das famílias do Estado do Amapá”, explicou.

constelação 3O juiz Marcus Quintas, titular da 1ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões de Macapá exaltou a técnica sobre a Constelação Familiar que está sendo implementada no Judiciário do Estado do Amapá que visa a pacificação social.

“A 1ª Vara de Família de Macapá vai adotar a técnica da constelação familiar que auxilia os servidores e magistrados a identificar casos, seja na área de guarda, pensão alimentícia, separação, além dos conflitos que levam a necessidade da aplicação da técnica para instituir a ordem e a boa convivência na família. Nesta sexta-feira (20), vamos aplicar pela primeira vez a técnica da constelação familiar em um caso prático, julgando um processo judicial na 1ª Vara de Família de Macapá”, ressaltou.

 -Macapá, 19 de maio de 2016

-Assessoria de Comunicação Social

Siga-nos no Twitter: @Tjap_Oficial

Facebook: Tribunal de Justiça do Amapá

You Tube: TJAP Notícias

Flickr: www.flickr.com/photos/tjap_oficial

Instagram: @tjap_oficial

Programa Conciliando as Diferenças- Rádio 96.9 FM

Programa Nas Ondas do Judiciário- 630 AM

Programa Justiça em Casa- Rádio 96.9 FM

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD