O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá informa que a partir do dia 12 de janeiro de 2023 o sistema PJe será expandido para novos processos dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Macapá, conforme Atos Conjuntos nº 564/2020-GP/CGJ, 643/2022-GP/CGJ e a Portaria nº 67516/2023-GP.

Curso na EJAP aprimora técnicas em conciliação e mediação

           -Macapá, 17 de outubro de 2012-

Com carga horária de 20 horas de aulas presenciais, a Escola Judicial do Amapá promoveu curso para capacitar serventuários da Justiça estadual a aplicar técnicas de autocomposição em processo de mediação e conciliação, auxiliando as partes a encontrar soluções pacíficas para seus conflitos de interesse.   

   (VISUALIZAR FOTOS)

Segundo o ministrante do curso, professor Carlos Fernando Silva Ramos, juiz de Direito da comarca de Macapá, mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas, e especialista na área de mediação e conciliação, está comprovado por meio de estatísticas que a resolução de conflitos, por meio da conciliação e da mediação, tem encurtado o caminho do processo.

Ele ressaltou a grande importância para a aplicação desse método no fato de que, através dele, resolve-se muito mais rápido a desavença. Ao contrário se, para a solução fosse necessária a prolação de sentença de mérito, seguindo todos os procedimentos normais, além do desfecho demorar muito, ainda há a possibilidade de nenhuma das partes ficar satisfeita. Quanto ao curso, o magistrado Carlos Fernando destacou a importância do tema para a aplicação nas atividades do dia a dia dos serventuários, observando que, quanto mais os serventuários dominarem as técnicas que envolvem conciliação e mediação, melhor será a prestação jurisdicional: “Nós teremos acordos melhor entabulados, com uma satisfação maior para os jurisdicionados”.

Para aprenderem a lidar com os impasses que habitualmente ocorrem nas audiências de conciliação, os participantes conheceram, ainda, algumas técnicas e habilidades que podem ajudar as partes a chegarem ao fim do problema através de acordo.

Texto: Edson Carvalho

Assessoria de Comunicação Social

Selo Ouro CNJ Selo 28 Anos TJAP Sessões online Parceiros Digitais

O Tribunal de Justiça do Estado do Amapá utiliza cookies em seu portal e Aplicativos para controle de navegação no site e geração de informações estatísticas, os quais são armazenados apenas em caráter temporário para melhorar a experiência do usuário. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade, Cookies e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD