Atuação das Ouvidorias Interna e Externa do TJAP

 OUVIDORIA2As ouvidorias interna e externa do Judiciário Amapaense foram instituídas em 25 de maio de 2015 pelo Ato Conjunto nº 356/2015 da Presidência e Corregedoria. O Ato ampliou a ouvidoria online instituída pelo Provimento nº 153/2007-CGJ, de 10/12/2007, que recebia reclamações, críticas e sugestões apenas por meio eletrônico.

 OUVIR 12Ambas Ouvidorias foram criadas ante a necessidade de ampliar, simplificar e facilitar a participação da população e estender o atendimento também aos servidores e membros do Poder Judiciário do Estado do Amapá, abrindo o diálogo para sugestões, críticas, reclamações, elogios, denúncias e pedidos de informações com base na lei de Acesso à Informação, relativos ao TJAP.

Neste primeiro ano de implantação, mais de 109 (cento e nove) atendimentos foram realizados, em sua maioria via e-mail, com recebimentos de mensagens dos mais variados motivos, como pedidos de informações que somaram 37 manifestações na ouvidoria do Judiciário Amapaense no segundo semestre do ano de 2015.

 OUVIR 3O ouvidor interno do Tribunal de Justiça do Amapá, José Nazareno Lopes Machado, destaca que a ouvidoria é um meio de manter um elo entre a sociedade e a administração pública. “Qualquer cidadão que necessite de alguma informação sobre um órgão público procura a Ouvidoria da instituição, sendo assim, ela é a porta de entrada para o cidadão que busca informações sobre a Justiça, e é isso que fazemos aqui, ouvimos os argumentos de quem nos procura.”

As ações da ouvidoria interna do TJAP fazem parte do compromisso da Justiça do Amapá em aprimorar o ambiente de trabalho e, por consequência, os serviços ofertados à população. A mesma está destinada a atender magistrados, servidores, colaboradores, estagiários, bolsistas e a toda a equipe que compõe o Judiciário amapaense.

 OUVIR 6“Havia um reclamo dos magistrados e servidores de que muitas vezes não se sentiam suficientemente ouvidos pela administração. A Ouvidoria Interna veio atender este anseio e tenho certeza que estamos dando um significativo passo na melhora desta indispensável comunicação”, disse a Presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, Desembargadora Sueli Pini.

Já a ouvidoria externa presencial funciona nas dependências do TJAP, e cumpre o papel de receber demandas de reclamações, denúncias de possíveis irregularidades e sugestões do jurisdicionado e da comunidade em geral, sobre os serviços prestados pelo Judiciário amapaense.

 OUVIR 1“A ouvidoria numa instituição é de extrema importância, na medida em que a percepção do cidadão em forma de reclamações, denúncias e sugestões, transforme-se em melhorias da gestão em benefício da própria população”, pontuou o ouvidor externo do TJAP, Pedro Correia da Silva Junior.

 OUVIR 5O Corregedor Carmo Antônio, que também acumula o cargo de Ouvidor-Geral, ressaltou a importância de uma boa estrutura das Ouvidorias e de ferramentas de acesso no Portal da instituição para dinamizar o atendimento das demandas, além de propor um leque de informações e respostas ao público. “Isso garante que ninguém fique sem uma resposta e no menor tempo possível”, reforça o desembargador.

Ouvir com atenção, respeito e interesse, acolhendo a opinião como uma real colaboração para a melhoria dos serviços e promovendo um processo gerador de mudanças que beneficie tanto o cidadão como o próprio Poder Judiciário Amapaense.

Os canais de acesso às Ouvidorias se dão através de preenchimento de formulário eletrônico no portal do TJAP, no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., telefones: (96) 3312-3300- 3734, por carta, no endereço Rua General Rondon, número 1295 - Centro, ou pessoalmente na sala da Ouvidoria da Justiça, no TJAP.

Para melhor acesso dos jurisdicionados e servidores ao atendimento das Ouvidorias de forma ágil e eficaz, o atendimento é de segunda à sexta, no horário de 07h30 às 17h30.

-Macapá, 03 de junho de 2016

-Assessoria de Comunicação Social

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